sexta-feira, 22 de junho de 2012

"...onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mt 6,21)

  
            Tomando posse da Palavra de ordem do Senhor neste dia “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu....(Mt 6, 20-21), quero refletir seriamente a respeito da força que esta palavra ganha em nossas vidas quando estamos dispostos a rever os nossos valores.
            Vivemos em um mundo que está apelando para a materialização dos sentimentos e relacionamentos. A ideologia do "vale quanto pesa" - ideologia usada na Idade Média como indenização de assassinato e na Idade Moderna, como transação lucrativa comercial, está centralizando as atenções de todos, a começar das crianças até aos mais maduros, tudo tem um valor material, tudo conduz tem um preço, e se não abrirmos os nossos olhos, estaremos em breve comprando coração humano nas lojas e supermercados. Infelizmente, os valores mais nobres do ser humano estão sendo invertidos ou substituídos por bens puramente materiais.
            Por que digo isto? Pelo simples fato de estarmos mergulhados na era do individualismo, do egoísmo e do descartável. O mundo está valorizando apenas o que é pessoal, substituindo-se tudo o que é fraterno, familiar ou comunitário. A excessiva preocupação do ter está inebriando as mentes e adoecendo os corações. E na busca do material, o comprar, comprar, comprar, vem ocupando a mente humana e levando-a a substituir o eterno pelo efêmero. E tudo isso está levando as pessoas a uma triste realidade de desamor, desesperança e apostasia.
            Nos ensinamentos do Sermão da Montanha deste dia, o Senhor Jesus veio nos questionando, aconselhando e fazendo-nos refletir sobre o centro de interesse de nossas vidas. Ao mesmo tempo, trazendo-nos uma proposta de mudança de valores a partir da reflexão de nossas intenções.
            O Senhor então nos chama a valorizar aquilo que é eterno. Eterno é tudo aquilo que é duradouro, e que edifica o homem e o faz mais fiel a Deus e aos irmãos. Podemos dizer que já vive nesta vida o eterno, todo aquele que ama e se deixa ser amado por Deus e pelos que estão a sua volta. O sabor de eternidade está no ser amigo nos relacionamentos, reto nas intenções e firme nas decisões para o bem. Fazer amigos e buscar o bem dos que estão ao nosso redor requer um exercício contínuo de humilde, amor e perdão. É uma conquista.
             A conquista vem acompanhada da mudança de valores, e esta acontece quando nos permitimos ser moldados por Deus através de um compromisso com a Sua Palavra traduzida em boas obras. O momento é este. Pensemos em tudo que realmente precisa ter peso em nossa vida. Já está na hora de invertermos a ideologia do "vale quanto pesa" para o "pesa o quanto vale".
            Deus nos abençoe! E que o Senhor Jesus permaneça nos ensinando o caminho da eternidade!
            Estela Márcia, 23 de junho de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário