sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Pensar na vida depois da morte não é alienação", explica Francisco

O caminho de fé não é alienação: prepara nosso coração para ver o maravilhoso rosto de Deus”. Como habitualmente, o Papa Francisco inspirou sua reflexão na liturgia do dia, que traz as palavras de Jesus aos discípulos: “Não se perturbe o vosso coração”.

“Estas palavras de Jesus são realmente lindas. No momento de se despedir, Jesus falou de coração a seus discípulos. Ele sabia que seus discípulos estavam tristes, percebia isso. Então começou a lhes falar como um amigo, comportando-se como um pastor. E disse: tenham fé em Deus e também em mim, e começou a lhes falar do céu, da pátria definitiva; que “estava indo preparar-lhes um lugar, que na casa do Pai havia muito lugar e que Jesus iria nos preparar um lugar”.

Francisco se interrogou: “o que significa isso? Alugar um quarto no céu?”. E respondeu: “preparar um lugar significa predispormo-nos a ver, a sentir e a entender a beleza daquilo que nos espera, da pátria para a qual nos encaminhamos”.

“Toda a vida cristã é um trabalho de Jesus e do Espírito Santo para nos preparar um lugar, preparar nossos olhos para ver... Os nossos olhos, os olhos de nossa alma, precisam ser preparados para verem o rosto maravilhoso de Jesus. É necessário preparar o nosso ouvido para ouvir as coisas e as palavras bonitas. Mas, principalmente, é preciso preparar o coração para amar, amar ainda mais”.

“No caminho da vida – ressaltou o Papa – o Senhor prepara nosso coração com provações, consolações, tribulações e coisas boas. Alguns pensam que esta idéia é uma alienação, que a vida é concreta e que não se sabe o que existe além dela...”. “Jesus, no entanto, nos diz que não é assim, insistindo “tenham fé em mim; o que digo é a verdade, não te engano”.

Francisco concluiu que “preparar-se ao céu é começar a saudá-lo de longe. Isto não é alienação, é a verdade, é deixar que Jesus prepare nosso coração e nossos olhos para tamanha beleza, para o caminho de retorno à pátria”.

Enfim, o Papa rezou para que o Senhor nos dê forte esperança, coragem e humildade para deixar que Ele prepare a nossa morada, a “morada definitiva em nosso coração, em nossos olhos e em nossos ouvidos”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário