domingo, 28 de abril de 2013

“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros.” (Jo 13,34a)

              
                
A chave da vida terrena que abrirá as portas do Céu para aquele que crê em Deus está no Amor. Amor que dá sentido a existência humana. Amor, mandamento instituído por Deus no Sinai. Amor profetizado pelos profetas. Amor experimentado pelos Santos. Amor adorado pelos anjos. Amor vivido na Cruz e doado por Jesus a toda humanidade. Amor que é e será a chave da eternidade.

                Nos Evangelhos o Jesus nos apresenta a fórmula da vida de fé, da vida daquele que espera em Deus trazendo como resposta ao Amor recebido do Pai, o amor entre os irmãos, mesmo que isso lhe custe o preço de uma traição,  ‘Como o Pai me amou assim também eu vos amei’, e hoje, nesta cena da última ceia, diante do drama da traição também Ele a experimenta. Assim volta Ele volta a insistir com este mandamento: o mandamento do Amor.
Dessa forma, a dimensão do Amor neste Evangelho traduz o seu ápice. Pois é até mesmo na angústia, na dor, no sofrimento, na ‘traição’, no desgosto, na perda ... é aí que se revela o mandamento do Amor. Amor a Deus e ao próximo. Amor ao irmão por amor a Deus. Amor às pequenas e grandes causas do dia por amor a Deus. Amor que se faz essência do ser daquele que crê, sempre com a certeza do ‘novo’. Sim um novo caminho, uma nova solução, uma nova maneira de responder as dificuldades humanas, de se relacionar com as pessoas e as situações que são apresentadas.
O Amor que conduz a esperança. Amor na espera do novo sentido para a existência, novo sentido para que na vida do fiel, mesmo quando o sofrimento lhe bater à porta, jamais seja o desespero a primeira resposta. Amor que espera no sim de Deus para que se revele a sua presença. Amor que espera sem hesitação. Amor daquele que se deixou e se deixa amar por Deus. Amor daquele que o praticou e na hora necessária pode brotar de seus lábios: ‘Só por Ti, Jesus!”.
Amor de Deus e a Deus que nos faz permanecer firmes na fé e na esperança do Seu auxílio oportuno. Amor a Deus que nos fará testemunhas das promessas que Ele nos faz em sua palavra, ou através da intimidade (com Ele) na oração.  Amor a Deus que, levado para a vida prática, para o dia-a-dia, nos fará testemunhar que tudo é passageiro, até mesmo o sofrimento de uma traição conjugal, familiar ou fraternal. Amor a Deus que nos levará ao perdão. Amor que nos fortalecerá e nos levará a fortalecer o irmão. Amor de um Deus presente com promessas futuras, nesta vida e na eternidade.
Esta é a força deste mandamento: Viver e ser sustentado pelo “Amor” do Pai e do Filho. Esta é a fé e a esperança deste dia: a força do mandamento do Amor de Deus por nós e para nós, a fim de que sejamos para os nossos próximos, aquilo que Deus é por nós e para nós. Esta é inspiração para este dia: o ‘Novo mandamento’, novo e eterno conselho dado pelo Senhor Jesus, “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros.” (Jo 13,34a)
Que Deus no seu Amor Eterno e sem medidas nos faça testemunhas fiéis desse Amor! E que a Virgem Maria, Mãe do Amor Divino nos ensine a amar como ela amou ao Pai e ao seu Filho na unção do Espírito Santo! Amém!
Estela Márcia





Nenhum comentário:

Postar um comentário