quinta-feira, 11 de abril de 2013

Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.” (Sl 33,20)

            A Cruz e a Ressurreição são realidades de nossa fé em Jesus Cristo. Tribulações e fé. Fé e tribulações são realidades da vida humana, especialmente do homem chamado por Deus. Tribulações são realidades vividas por todos os homens e mulheres, e em todos os tempos. Com inúmeras origens, todas elas têm suas raízes no pecado humano. Mas elas podem dominar completamente a vida daqueles que não sabem onde e a quem recorrer. Elas abatem e derrubam a todos os reféns das variadas armadilhas e camuflagens que elas trazem. Em outras palavras, dizemos serem as tribulações formas de tentações que desejam roubar a paz daqueles que Deus criou e deu a vida. Elas nos vêem como as tentações vividas por Jesus no Getsâmani que o fez pedir ao Pai que dele a afastasse, mas que de imediato foi socorrido pela força e sabedoria do Espírito, e Ele, renovou a entrega, e disse, “seja feita a Vossa Vontade e não a minha”.
            As pequenas e grandes situações do dia-a-dia muitas vezes nos chegam disfarçadas de desânimo, mas que acabam nos derrubando. Parecem nos sucumbir. Nos vemos como que no fundo de um poço.  É nessa hora que precisamos lembrar que temos um Justo Juiz para vir em nosso auxílio, como nos afirma o salmo 33,19-20: “Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.” ‘Todos’ são todos. É preciso crer que o auxílio de Deus é sempre oportuno. E ainda, é no combate espiritual que alcançaremos a vitória que vence o mundo, a nossa fé. A fé do combate é experimentada e cresce na medida em que não desistirmos, mas confiarmos. Fé e confiança transmitida a nós pelos apóstolos e pela Igreja. É mediante a fé no testemunho dos apóstolos e obedientes a palavra de Deus, que todo aquele que crer experimentará as maravilhas que o Senhor lhe reserva.
Diz São Cipriano – século II, “Enquanto combatemos o bom combate da fé, Deus, seus anjos e o próprio Cristo nos contemplam. Que glória imensa e que felicidade lutarmos na presença de Deus e sermos coroados por Cristo Juiz! Armemo-nos, queridos irmãos, de coragem e fortaleza, e preparemo-nos para a luta com pureza de espírito, fé inquebrantável e generosa confiança. Avance o exército de Deus para a batalha que nos foi proposta. O santo Apóstolo ensina como nos devemos armar e preparar: Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o evangelho da paz. Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus (Ef 6,14-17). Tomemos estas armas, protejamo-nos com estas defesas espirituais e celestes, para podermos resistir e vencer os assaltos do demônio no dia do combate.”
Enquanto estivermos neste mundo muitas tribulações teremos que combater, no entanto, é na medida da fé e da confiança que tivermos em Deus e nas sua promessas é que seremos vencedores. Não esqueçamos: “Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.”
Tomemos ‘o escudo da fé’ e combatamos as tentações e tribulações crendo nas promessas da Palavra de Deus! Deus nos abençoe! Nossa Senhora nos proteja e guarde!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário