terça-feira, 30 de abril de 2013

Despedida e promessa de Jesus no Evangelho de São João 14,1-31


Jesus continuou dizendo: «Não se perturbe o vosso coração. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar-vos um lugar. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e os levarei comigo, para que onde eu estiver, estejais vós também (...)”
            A reflexão de todo o capítulo 14 do Evangelho de São João precisa nos levar a confirmar tudo o que fora ensinado por Jesus em sua vida pública, e ainda, renovar a força da Sua Palavra e da obediência ao mandamento do amor. Se por um lado, O vemos dando continuidade a despedida que havia começado na Última Ceia (Conf. Jo13), agora O veremos também na contundente apresentação do Pai e das promessas que virão para aqueles que Lhes obedecerem, o Espírito Santo - o Advogado (v.16), o Espírito da Verdade (v.17). Este momento de Jesus com os seus discípulos é de grande revelação da Sua missão. Como enviado da parte do Pai, Ele veio para ser ‘o Caminho, a Verdade e Vida’ que leva ao Pai (v.6), e assim também apresentar o Pai aos que Nele crerem, ‘Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e o viram (v.7)’.
            Percebendo a expectativa e a ansiedade dos discípulos diante da suposta traição de um deles, Jesus procura tranqüilizar-los e fortalecê-los na fé. Dando-lhes garantia e esperança de que a despedida e as recomendações que fazia não acabariam ali - teria um posterior encontro, Ele fala-lhes da casa de Seu Pai: Não se perturbe o vosso coração. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar-vos um lugar. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e os levarei comigo, para que onde eu estiver, estejais vós também.” (Jo 14,1-3)
            Despedidas a parte, três dos seus discípulos O interpelam porque percebem um algo a mais em suas palavras: Tomé (v.5), «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» por Filipe (v.8), «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» e Judas - não o Iscariotes (v.22), «Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo?» Diante desses questionamentos, em momentos diferentes de sua fala, Jesus não hesitou em falar de Sua unidade com o Pai: revelando-lhes uma vida futura junto Dele e do Pai; confirmando-lhes que a Sua presença é também a presença do Pai; que a Sua intima união com o Pai exige fé e confiança para realizarem as obras que Ele realizou; que em seu Nome o Pai os atenderá; e que o amor a Ele e aos mandamentos serão a chave para que o Espírito Santo que os une – Pai e Filho, possa vir em socorro as suas necessidades, “ Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.» (vv. 25-26)
            Peçamos a Jesus que nos envie da parte do Pai o Espírito Santo, a fim de aumentar em nós o amor a Sua Palavra, a obediência aos mandamentos e a fé que nos capacite a viver nos preparando todos os dias para a morada que Ele foi preparar-nos na casa do Pai.  
 Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário