quinta-feira, 30 de maio de 2019


"NOVENA DE PENTECOSTES 
COM SÃO JOÃO DA CRUZ"
Com a Igreja nos preparando para a Solenidade de Pentecostes.
(De 31 de Maio a 08 de Junho de 2019).


ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)
Sinal da Cruz.
Pai Nosso.
Ave Maria.

1° Dia (31.05.2019) - ASPIRAR O AUMENTO DA FÉ.
“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste". (São João 17, 20-21)
"Muito é de desejar esse divino ar e que aspire por seu horto, para que corram divinos perfumes de Deus. Nesse aspirar se comunica, em alta maneira, o Filho de Deus".
(S.J.da Cruz - C 17,2-4)

========= xxxxx =========

2° Dia (01.06.2019) - ASPIRAR A UNIDADE FRATERNA.
"Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim". (São João 17, 22-23)
"O Espírito Santo é temperado vinho de amor suave que embriaga as almas. É rio resplandecente de água viva que nasce do trono de Deus e do Cordeiro".
(S.J.da Cruz - C 25,7; 26,1)

========= xxxxx =========

3° Dia (02.06.2019) - ASPIRAR O ESPÍRITO QUE É MESTRE DIVINO.

"Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito". (São João 14,26)
"Diz a Escritira divina que o Espírito Santo faz dizer muitas coisas em que ele leva outro sentido. O Espírito ensinante, abre portas e dá luz, ilumina o espírito recolhido".
(S.J.da Cruz - 2S,19,9; 29,1)

========= xxxxx =========

4° Dia (03.06.2019) - ASPIRAR A PERSEVERANÇA NO AMOR.
"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor." (São João 15,9-10)
"Os sete graus de amor se vem a ter todos quanto se têm os sete dons. Seu ar move e altera o amor forte, para que se faça vôos a Deus".
(S.J.da Cruz - C 26,3; 31,4)

========= xxxxx =========

5° Dia (04.06.2019) - ASPIRAR A HUMILDADE DIVINA.

"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos". (São João 15,12-13)
"Quando a alma sente amor com humildade e reverência a Deus, é sinal que o Espírito Santo anda por ali".
(S.J.da Cruz - 2S 29,1)

========= xxxxx =========

6° Dia (05.06.2019) - ASPIRAR A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR.

"Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles". (Jo 17,26)
"(No Espírito Santo) a alma aspira em Deus a mesma aspiração de amor que o Pai aspira no Filho, e o Filho no Pai. Sua aspiração na alma transformada é o chamejar em atos interiores preciosíssimos, é o Espírito de Cristo, fogo e chama de amor".
(S.J.da Cruz - C 39,3-4; Ch 4,2; 1,3-4)

========= xxxxx =========
7° Dia (06.06.2019) - ASPIRAR À OBEDIÊNCIA DIVINA.

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros." (São João 15,14-15.17)
"No esquecimento de si e no recolhimento de todas as coisas, a alma tem em si, disposição para ser movida pelo Espírito Santo, e ensinada por Ele. Não queira usar novos modos, como se soubessem mais que o Espírito Santo e a Igreja".
(S.J.da Cruz - 3S 6,3; 23,4; 44,33)

========= xxxxx =========

8° Dia (07.06.2019) - ASPIRAR AS BOAS OBRAS.

"Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". (São João 15,4-5)
"Na dádiva que faz Deus à alma transformada, dá o Espírito Santo, como coisa sua. Ama a alma a Deus, não por si, senão por Ele mesmo".
(S.J.da Cruz - Ch 3,79; 3,82)

========= xxxxx =========

9° Dia (08.06.2019) - ASPIRAR AS VIRTUDES DO ESPÍRITO DIVINO.

"Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio". (São João 15,26-27)
"Na liberdade de espírito se vão alcançando os doces frutos do Espírito Santo. (Seu) ruído e voz de torrente em Pentecostes... infunde graça, dons e virtudes".
(S.J.da Cruz - 1N 13,11; C 14,10; 17,2-4)

ORAÇÃO PRINCIPAL: (Todos os dias)

LADAINHA AO ESPÍRITO SANTO

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Divino Espírito Santo, ouvi-nos.
Espírito Paráclito, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Espírito Santo de Deus, doador dos sete Dons, tende piedade de nós!
Espírito de Fortaleza...
Espírito de Sabedoria...
Espírito de Ciência...
Espírito de Conselho...
Espírito de Entendimento...
Espírito de Piedade...
Espírito de Temor de Deus...
Espírito Santo de Deus

Espírito Santo de Deus, derramador dos Doze Frutos, dai-nos...
. Espírito de Caridade, para testemunharmos o Vosso Amor;
. Espírito de Alegria, para converter as tristezas da vida;
. Espírito de Paz, para sermos construtores de um mundo melhor;
. Espírito de Paciência, para carregar a cruz e as dificuldades;
. Espírito de Longanimidade, para vivermos a esperança nos bens de Deus, do próximo e de nós mesmos;
. Espírito de Bondade, para aumentar em nós o desejo de benificiar o próximo;
. Espírito de Benignidade, para fazer a prática do efetivo bem, sem acepção de pessoas;
. Espírito de Mansidão, para refreamos nossos impulsos com serenidade;
 . Espírito de Fidelidade, para cumprirmos as obrigações assumidas e confiadas por Deus;
. Espírito de Modéstia, para sermos comedidos no agir, no falar e no ser;
. Espírito de Continência, para refrear-nos em relação ao que é ilícito;
. Espírito de Castidade, para saber sofrer com as concupiscências, sem deixar se arrastar por elas.

Espírito do Amor, entre o Pai e o Filho, derramado no seio da Virgem Maria com Amor Esponsal, derramai sobre nós por meio deste mesmo "SIM", a graça da renovação batismal!
. Vinde Espírito de Amor!
. Vinde, Esposo da Virgem Maria, nossa Mãe e Irmã, Senhora e Rainha!

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos o Espírito santificador.

Espírito Santo, ouvi-nos.
Espírito Consolador, atendei-nos.

V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém. 

Estela Márcia da Paz Moreira de Araújo. Grupo São José, Petrópolis - RJ. 
#ComissãoDeEspiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário