domingo, 5 de janeiro de 2014

Solenidade da Epifania do Senhor “Levanta-te, acende as luzes... porque chegou a tua luz”


      “Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. (MT 2,1-2)
        Refletimos neste domingo da “Epifania” (da manifestação de Deus à humanidade) sobre as graças do momento imediato em que a salvação entrara no mundo. Deus em sua infinita Misericórdia reúne ao redor de seu Filho feito homem, todos aqueles aos quais deverão receber a salvação, ou seja, toda a humanidade. Representados pelos reis de terras tão distantes e distintas e através de sinais luminosos convoca-os e confirma o que anunciara pelo profeta: Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3 Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.” (60,1-6)
           Dessa forma, o Senhor cumpre a sua promessa e admite povos do mundo inteiro ao plano de amor que destinou a todos os que se fizerem membros do corpo de seu Filho Jesus. Nos diz ainda através do apóstolo: “Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.” (Ef 3,2-3a.5-6)
           Precisamos dizer como o salmista: “As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!” (Sl 71), dando ao Senhor Deus toda a adoração a ele devida, reconhecendo o Seu poder e justiça, e oferecendo, como os reis das diversas partes do mundo, toda a honra e agradecimento pela luz e a paz trazida a nós. Façamos do salmo 71 a nossa oração de agradecimento ao Senhor Deus pela salvação recebida:
           “Ó Deus, confiai ao rei os vossos juízos. Entregai a justiça nas mãos do filho real, para que ele governe com justiça vosso povo, e reine sobre vossos humildes servos com eqüidade. Produzirão as montanhas frutos de paz ao vosso povo; e as colinas, frutos de justiça. Ele protegerá os humildes do povo, salvará os filhos dos pobres e abaterá o opressor. Ele viverá tão longamente como dura o sol, tanto quanto ilumina a lua, através das gerações.Descerá como a chuva sobre a relva, como os aguaceiros que embebem a terra. Florescerá em seus dias a justiça, e a abundância da paz até que cesse a lua de brilhar. Ele dominará de um ao outro mar, desde o grande rio até os confins da terra.Diante dele se prosternarão seus inimigos, e seus adversários lamberão o pó. Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons.Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações.Porque ele livrará o infeliz que o invoca, e o miserável que não tem amparo. Ele se apiedará do pobre e do indigente, e salvará a vida dos necessitados.Ele o livrará da injustiça e da opressão, e preciosa será a sua vida ante seus olhos. Assim ele viverá e o ouro da Arábia lhe será ofertado; por ele hão de rezar sempre e o bendirão perpetuamente.Haverá na terra fartura de trigo, suas espigas ondularão no cume das colinas como as ramagens do Líbano; e o povo das cidades florescerá como as ervas dos campos.Seu nome será eternamente bendito, e durará tanto quanto a luz do sol. Nele serão abençoadas todas as tribos da terra, bem-aventurado o proclamarão todas as nações.Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que, só ele, faz maravilhas.Bendito seja eternamente seu nome glorioso, e que toda a terra se encha de sua glória. Amém! Amém!”
Estela Márcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário