quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Peregrinação e Caminho


 Se a ideia de peregrinação reflete não apenas o caminho físico de um peregrino, mas também o caminho espiritual, Caminho da Luz é a mais alta expressão de ambas as direções, cobrindo 29 países em 144 dias, um total de 110.000 milhas. Mas também é sem dúvida uma forma de reunir-se com a alma que nos fazem refletir e chegar dentro de nós mesmos e aprofundar nosso relacionamento com Deus ou espiritualidade como professamos.
O que é fascinante é que vamos fazê-lo íntimo esse caminho sozinho, como milhares de pessoas vão se juntar a nós em cada etapa, sendo assim uma junção de estrada em que compartilham preocupações e experiências. A ideia de peregrinação comunitária, em que cada país através do qual passamos nos dará experiências irrepetíveis e vamos tentar deixar a marca de Santa Teresa, em cada comunidade que estará presente no Caminho da Luz.
Caminho da Luz é tanto uma viagem interior como uma jornada exterior. Uma viagem física como uma jornada espiritual. A jornada de solidão e empresa de profundidade. E eu acho que isso é o que vai dar riqueza à experiência de todos e de cada um de nós e todos os que optam por se juntar a nós.
Como eu disse em posts anteriores, Caminho da Luz foi criado com a intenção de ser uma homenagem a Santa Teresa, em comemoração de seu nascimento. Uma personagem "andarilha" Peregrina, fundadora, incansável sempre. Para que o espírito de seu trabalho e pensamentos nos guie e acompanhe, levar-nos ao longo deste caminha uma significativa relíquia: o Cajado de Santa Teresa de Jesús.
Santa Teresa viajou para a Espanha e foi incansavelmente, sabendo realidades, compartilhando preocupações e conventos fundados em seu rastro. Como em tudo o que ela fez, ela colocou todo o seu esforço, emoção e tenacidade, e o resultado é que 500 anos depois de seu nascimento mais de 17.000 religiosos e 50.000 seculares  seguem suas palavras em seus 1200 conventos fundados em todo o mundo. Humildemente, propomos no Caminho da Luz para visitar pelo menos um décimo desses conventos. Para a equipe do Caminho da Luz, trazendo a peregrinação o Cajado da Santa é um dom, uma motivação simbólico e emocionante, e temos certeza que você será recebido com amor em todas as comunidades que visitarmos. Disse Amaya Alvarez, responsável técnico pelo Caminho da Luz.

No próximo dia 15 de outubro, iniciam-se as comemorações pelos 500 anos de nascimento de Santa Teresa de Jesus, quando a peregrinação da relíquia, que é o cajado usado pela reformadora da Ordem Carmelita, batizada de ‘Caminho de Luz’, percorrerá os cinco continentes. A santa foi canonizada por Gregório XV, em 1622.
A relíquia visitará Carmelos, igrejas e locais de peregrinações Teresianas. As festividades em honra à doutora da Igreja se estenderão até o dia 28 de março (aniversário de nascimento) de 2015.
“Comemorar o aniversário de nossa mãe fundadora é um tempo de graça e de renovação interior. A figura da Santa Madre representa nossa vida, nosso carisma e nossa missão, um dom do Espírito Santo para as nossas constituições”, apontou Madre Fabiana Maria de Jesus, superiora do Carmelo Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Segundo a religiosa carmelita, o Caminho de Luz quer homenagear Santa Teresa reunindo devotos de diferentes culturas.
“Nós, suas filhas, vivemos hoje o seu ideal no silêncio, na solidão e na contemplação e vivência de uma experiência a cada dia mais profunda com Deus. Viver o amor para uma com as outras, onde somos capazes de renunciar a tudo pelo bem do outro, vencendo a tentação da avareza e da preocupação exagerada por si mesmo. Tudo em benefício da Igreja e da humanidade”, frisou.
A relíquia do cajado de Santa Teresa chegará ao Rio de Janeiro no dia 19 de outubro e será recebida na Basílica Santa Teresinha, na Tijuca, durante a missa das 18h30. No dia 20 de outubro, a relíquia será acolhida pelas monjas carmelitas em Santa Teresa, às 11h30, e na Paróquia Santa Teresa, no mesmo bairro, às 16h. No dia 21 de outubro, terá missa solene no Convento de Santa Teresa, às 8h, com a presença dos frades carmelitas. Depois do Rio, a relíquia segue para Teresópolis. “Celebrar este evento nos ajudará, através das mãos de Santa Teresa de Jesus, a enfrentar o presente e o futuro com coragem e criatividade, apontando um mundo mais justo e solidário, onde cada um possa descobrir que é amado, único e chamado a ser feliz. Porém, não será se não for capaz, se fechar-se em si próprio e não for capaz de abrir-se para Deus e aos outros”.
Estela Márcia (Conf. Blog da Província São José - OCDS)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário