quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Não apenas honrar Teresa, mas ser Teresa"


Fortaleza, 15 de outubro de 2014

Caros irmãos da OCDS – Província São José,

Hoje celebramos o dia de Santa Teresa de Jesus, nossa Mãe e Mestra, dando assim início ao ano comemorativo dos 500 anos de seu nascimento.
Quanto ao modo como devemos celebrar esse V Centenário, nosso Padre Geral, Frei Savério Canistrà, em sua mensagem por ocasião desta data, sabiamente nos adverte que “não celebraremos adequadamente só fazendo coisas para honrar a memoria de Santa Teresa, mas sim fazendo-nos Teresa.[1]” Ou seja, a melhor maneira que podemos honrá-la é sendo Teresa! É imitando-a; é buscando ser determinados como ela; é procurando vivenciar a oração e a intimidade com Deus como ela ensina; é tendo coragem de realizar as obras que o Senhor nos pede; é procurando forças para sermos andarilhos e missionários como ela; é tentando alcançar a graça de sermos verdadeiramente humildes, desapegados e fraternos, como nosso carisma teresiano nos pede!

Este ano celebrativo que ora iniciamos nos impele a convidar Santa Teresa de Jesus a nascer dentro de nós, a nascer em nossos corações. Não só nascer, mas também crescer e amadurecer em nossas vidas, para que assim nós, como carmelitas seculares, possamos leva-la conosco para onde formos, derramando sua espiritualidade pelo mundo, na nossa casa, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa escola, na Igreja, e de forma especial na sociedade que tanto sofre, carente e necessitada de Deus!
Levar Santa Teresa para o mundo é mostrar a todos um caminho de esperança, um caminho seguro até Jesus. Com certeza não é um caminho fácil, pois é um caminho de subida, de pedras e de obstáculos, mas é um caminho certo de salvação, pois chegando exaustos e machucados ao topo do Monte, com certeza seremos acolhidos e abraçados pelo Amor Infinito e Misericordioso de Deus!

 
 
A todos uma feliz festa de Santa Madre e um abençoado ano celebrativo!

 

Luciano Dídimo
Presidente Provincial
 



[1] Mensagem do Frei Savério Canistrà por ocasião do V Centenário (Ávila, 14 de outubro de 2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário