quarta-feira, 22 de outubro de 2014

“Com passos de amor” - Visita do Cajado de Santa Teresa ao Carmelo São José de Petrópolis

Com extremada alegria e experiências de fé, o Cajado de Santa Teresa foi recebido no Carmelo São José de Petrópolis na tarde deste dia vinte e dois de outubro. No coro, enquanto o ‘Cajado’ permanecia nas dependências interiores, estavam nossas irmãs em oração, intercessão e profunda contemplação da relíquia, sem jamais se furtar aos largos sorrisos e partilhas de filhas que se encontram com os pertences de sua mãe. Do lado de fora, nós, Ordem Secular, com nossos familiares e amigos do Carmelo, venerando e rezando com profunda certeza do momento de graça que estávamos vivendo.

“Com passos de amor”, foram as palavras marcantes do Frei Antônio, OCD - Frade espanhol que celebrou a Santa Missa, e que está acompanhando a relíquia nesta Peregrinação “Caminho da Luz”. Frei Antônio, concelebrou com mais quatro sacerdotes, entre eles, o nosso Provincial Frei Cleber e o Frei Aurílio – responsável por este importante momento que estamos vivendo em nossa Província do Sudeste. Frei Antônio não se furtou em demonstrar a importância da Peregrinação desta relíquia de nossa Santa Madre Teresa, levando-nos a renovar o nosso chamado missionário, a partir das experiências fundadoras de nossa Santa Madre.

Agradecemos ao Senhor por podermos contemplar tamanho mistério de amor realizado na vida de Teresa e que, neste V Centenário, está nos fazendo renovar e reacender o nosso chamado e vocação. Recordamos as palavras inaugurais deste V Centenário de nosso Padre Geral, reconhecendo que a proposta de vida de Santa Teresa precisa reacender em todos os cristãos, os princípios do seguimento a Jesus Cristo, como Caminho e no caminho por Ele proposto, valorizando o colóquio de vida interior, mas com profunda humildade e simplicidade de vida, sem jamais perdermos a determinação. Nos diz ele: “Teresa divide com qualquer um, com pessoa em qualquer lugar do mundo cujo andar esteja perdido - aquilo que ela tem encontrado: uma morada um caminho.  Precisamente estes são os títulos de suas principais obras: caminho e morada. Se pensarmos bem, são propriamente as dimensões fundamentais que a vida necessita para existir e ser humana, as quais sentimos hoje tão amenizadas por um modo de viver que nos invade e nos dispersa. Aquele Caminho e aquela Morada em que Teresa tem vivido deveria conduzir-nos neste centenário. Se não conseguirmos coloca-los no centro, creio que não agradariam à Santa Teresa as celebrações que organizaremos para ela. Por mais solenes, atraentes e refinados que sejam! Teresa é uma monja simples e pobre, não nos esqueçamos! Uma monja com o hábito e as sandálias quase sempre cheios de pó, com o rosto marcado pelo cansaço físico, com o animo muitas vezes cheio de sofrimentos e preocupações com suas irmãs e seus irmãos. Mas sem duvida, embaixo desta superfície de cansaço e fragilidade existe uma força e uma determinação férreas!” (Mensagem do P. Saverio Cannistrà por ocasião do V Centenário)

Por outro lado, devemos prosseguir sem jamais esquecer que a tarefa que nos espera tem inúmeras dificuldades e obstáculos, mas o que nos aguardar ao final da longa caminhada, nesta e na outra vida, é o ‘Amor Infinito e Misericordioso de Deus’, como nos diz o nosso Presidente da OCDS. “Levar Santa Teresa para o mundo é mostrar a todos um caminho de esperança, um caminho seguro até Jesus. Com certeza não é um caminho fácil, pois é um caminho de subida, de pedras e de obstáculos, mas é um caminho certo de salvação, pois chegando exaustos e machucados ao topo do Monte, com certeza seremos acolhidos e abraçados pelo Amor Infinito e Misericordioso de Deus!” (Luciano Dídimo, Presidente da OCDS - Província São José)
Agradecemos a Deus e a Nossa Senhora - Esplendor e Formosura do Carmelo, com São José e seus filhos carmelitas, que preparam para nós o caminho que nos anima sempre mais a viver o nosso chamado com fé, esperança, amor, alegria e confiança, todas as vezes que nos apresentam experiências como estas vividas neste dia.
Salve Santa Teresa!
Estela Márcia – OCDS/Petrópolis, RJ.

                                                                   Santa Missa



                                                                            

Frei Antônio e Frei Cleber com a OCDS

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário