sábado, 19 de abril de 2014

Sábado Santo: “Um grande silêncio e uma grande solidão” rumo ao Glória Pascal


 
Atualizando o Tríduo Pascal – Com a Ceia do Senhor, na quinta-feira santa; A Leitura da Paixão e a Adoração da Santa Cruz; Caminhando em procissão com a Santíssima Virgem e Mãe das Dores, Senhora da Soledade e Saudade - na manhã deste sábado santo mergulhamos no Ofício das Trevas.

Fazendo-se a voz do silêncio de nossas almas, assim foram introduzidas as profundas leituras de nossa meditação: “Jesus, Senhor supremo, do mundo redentor, na cruz salvastes todos, da morte vencedor! Mantende, suplicamos, em nossos corações, os dons que conquistastes por todas as nações. Cordeiro imaculado, pregado sobre a cruz, lavastes nossas vestes em vosso sangue e luz. Aqueles que lavastes com sangue de Homem-Deus, convosco ressurgidos, levai-os para os céus. Ó povos redimidos, ao Deus do céu louvai, Jesus nos fez, morrendo, um reino para o Pai.” (Hino do Ofício das Leituras) “Chorando vos cantamos um hino de louvor; as faltas perdoai-nos, de todos Redentor! Vencestes o inimigo, morrendo sobre a cruz: marcada em nossas frontes, é o sol que nos conduz. Jamais venha lesar-nos o antigo tentador: lavou-nos no batismo o sangue redentor. Por nós descer quisestes da morte à região: aos pais que aguardavam trouxestes salvação. Vireis no fim dos tempos, Senhor, Juiz e Rei, então recompensando quem segue a vossa lei. Curai nossas feridas, pedimo-vos, Senhor, a vós e ao Pai louvando e ao Espírito de amor.” (Hino das Laudes)

Rezando com a Igreja o Ofício das Leituras - Salmos 4, 15 e 23; e Laudes - Salmodia 63; Cântico Is 38,10-14.17-20; Salmo 150 e o Benedictus - com seus salmos e importantes meditações da Igreja, refletindo sobre o diálogo de Nosso Senhor Jesus Cristo e Adão na mansão dos mortos: “Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos (...) Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: ‘Saí!’; e aos que jaziam nas trevas: ‘Vinde para a luz!’; e aos entorpecidos: ‘Levantai-vos!’ (...) Adormeci na cruz e por tua causa a lança penetrou no meu lado, como Eva surgiu do teu, ao adormeceres no paraíso. Meu lado curou a dor do teu lado. Meu sono vai arrancar-te do sono da morte. Minha lança deteve a lança que estava dirigida contra ti. Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, já não te coloco no paraíso mas num trono celeste. O inimigo afastou de ti a árvore, símbolo da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem; ordeno agora que eles te adorem como Deus, embora não sejas Deus. Está preparado o trono dos querubins, prontos e a postos os mensageiros, construído o leito nupcial, preparado o banquete, as mansões e os tabernáculos eternos adornados, abertos os tesouros de todos os bens e o reino dos céus preparado para ti desde toda a eternidade”. (Trechos de uma antiga Homilia no grande Sábado Santo - “A descida do Senhor à mansão dos mortos” - Séc.IV)

Diante de tamanha riqueza, atualizamos as dores com a Santa Mãe pela ausência de seu Santo Filho, porém, com o próprio Jesus, penetramos na grandeza do silêncio da mansão dos mortos, para com Ele ressurgirmos na Vigília Pascal, ainda no sábado santo. Porém, jamais podemos esquecer da advertência de São Paulo no Ofício das Leituras: “Irmãos: 1Tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa-nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso.” (...) 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência. 12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.” (Hb 4,1-3;11-13)
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!
Nossa Senhora das Dores, Mãe da Soledade e da Saudade, Senhora da Piedade, rogai por nós!
Estela Márcia - 19 de abril de 2014.

        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário