sábado, 8 de junho de 2013

"Ler a vida com a Palavra de Deus...e o silêncio de Maria"

Fazendo referência ao Evangelho (Lc 2,41-51), reflitamos com os ensinamentos do Santo Padre, e mergulhemos no silêncio de Maria, mãe de Jesus e nossa: “Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a pro­curá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procu­ráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.”

Na missa matinal deste Sábado 8 de Junho o Papa Francisco propõe que os cristãos leiam a vida com a Palavra de Deus. E isto significa conservar a Palavra de Deus, procurando em cada momento da minha vida discernir o que quer o Senhor de mim. Segundo o Papa Francisco este é o modo de cuidarmos da Palavra de Deus. Conservar a Palavra é abrirmo-nos a Deus: “Cuidar da Palavra de Deus: o que quer dizer isto? Eu recebo a Palavra e depois pego numa garrafa, meto a Palavra lá dentro e conservo-a? Não. Conservar a Palavra de Deus quer dizer que o nosso coração se abre ta como a Terra se abre para a semente. A Palavra de Deus é uma semente que é semeada, e Jesus disse-nos o que acontece com a semente. Algumas caem ao longo do caminho e são comidas pelos pássaros; esta Palavra que não é conservada, estes corações que não a sabem receber…” Ao longo do caminho de cada um de nós, segundo o Papa Francisco, devemos abrir-nos à Palavra fazendo-a presente em cada dia da nossa vida, pois, isso é que é conservar a Palavra de Deus – “ Ler a vida com a Palavra de Deus…”

Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.”
Por guardar tudo em seu coração, Maria tornou-se para a Igreja, e para nós seus filhos, de que o silêncio nos faz crescer na escuta, na fé, na esperança e no amor. Pois crescemos na escuta, porque podemos ouvir aquilo que o Senhor quer nos falar em cada momento de nossa vida. Crescemos na fé, porque nos tornamos crentes da vontade de Deus para nós e para todos os que nos são dados por Ele para conduzir e amar. Crescemos na esperança, porque através do silêncio a espera torna-se um troféu que fala primeiro pelos exemplos, e depois pelas palavras certas nas horas certas sem se desviar das certezas confirmadas pelo Céu. Crescemos no amor, porque através do silêncio, o coração acolhe o que ouve, separa o que é bom e transmite somente o que pode edificar, evitando os impulsos da carne, que muitas vezes, mais divide do que une.
Com Maria aprendamos a silenciar as nossas inquietações, que muitas vezes, em nada ajudam a nossa vida espiritual. Do silêncio de Maria, aprendemos a dar a Deus o tempo necessário para nos explicar o que precisamos fazer para nos tornarmos semelhantes ao Seu filho Jesus. Com o silêncio de Maria, percebemos os caminhos de nos tornamos mais dóceis a vontade de Deus.
Imaculado Coração de Maria seja nossa salvação que leva ao Pai e o Filho sob a ação do Espírito Santo! Amém!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário