domingo, 16 de junho de 2013

Brote a oração do coração humilde - São Cipriano (Séc.III)

Haja ordem na palavra e na súplica dos que oram, tranquilos e respeitosos. Pensemos estar na presença de Deus. Sejam agradáveis aos olhos divinos a posição do corpo e a moderação da voz. Porque se é próprio do irreverente soltar a voz em altos brados, convém ao respeitoso orar com modéstia. Por fim, ensinando-nos, ordenou o Senhor orarmos em segredo, em lugares apartados e escondidos, até nos quartos, no que auxilia a fé por sabermos estar Deus presente em toda a parte, ouvir e ver a todos e na plenitude de sua majestade penetrar até no mais oculto. Assim está escrito: Eu sou Deus próximo e não Deus longínquo. Se se esconder o homem em antros, acaso não o verei eu? Não encho o céu e a terra? E de novo: Em todo lugar os olhos de Deus vêem os bons e os maus.
            Quando nos reunimos com os irmãos e celebramos como sacerdote de Deus o sacrifício divino, temos de estar atentos à reverência e à disciplina devidas. Não devemos espalhar a esmo nossas preces com palavras desordenadas, nem lançar a Deus com tumultuoso palavrório os pedidos, que deveriam ser apresentados com submissão, porque Deus não escuta as palavras e sim o coração. Com efeito, não se faz lembrado por clamores Aquele que vê os pensamentos, como o Senhor mesmo provou ao dizer: Que estais pensando de mal em vossos corações? E em outro lugar: E saibam todas as Igrejas que eu sou quem perscruta os rins e o coração.
            Ana, no Primeiro Livro dos Reis, como figura da Igreja, tem esta atitude, ela que suplicava a Deus não aos gritos, mas silenciosa e modesta, no mais secreto do coração. Falava por prece oculta e fé manifesta, falava não com a voz mas com o coração, pois sabia ser assim ouvida pelo Senhor. Obteve plenamente o que pediu porque o suplicou com fé. A Escritura divina declara: Falava em seu coração, seus lábios moviam-se, mas não se ouvia som algum e o Senhor a atendeu. Lemos também nos salmos: Rezai em vossos corações e compungi-vos em vossos aposentos. Através de Jeremias ainda o mesmo Espírito Santo inspira e ensina: No coração deves ser adorado, Senhor.
            O orante, irmãos caríssimos, não ignora por certo como o publicano orou no templo, com o fariseu. Não com olhos orgulhosos levantados para o céu nem de mãos erguidas com jactância, mas batendo no peito, confessando os pecados ocultos em seu íntimo, implorava o auxílio da misericórdia divina. Por que o fariseu se comprazia em si mesmo, mais mereceu ser santificado aquele que rogava sem firmar a esperança da salvação na presunção de sua inocência, já que ninguém é inocente; rezava, porém, reconhecendo seus pecados; e atendeu ao orante aquele que perdoa aos humildes. (Do Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano, bispo e mártir - Séc.III)





Um comentário:

  1. Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano, Luiz Inácio Lula da Silva vai morrer agora urgente.
    Quero que você, Luiz Inácio Lula da Silva, morra de rasto, andando, correndo, desesperado, louco para se matar o mais rápido possível.
    São Cipriano, eu terei esse poder que Luiz Inácio Lula da Silva morra e deixe de uma vez definitivamente de viver e deixe amigos, casas e família, para assumir que vai se matar.
    São Cipriano, faça com que Luiz Inácio Lula da Silva morra urgente ainda hoje e agora, desejando morrer o mais rápido possível.
    Que Luiz Inácio Lula da Silva se mate muito rápido, quero que Luiz Inácio Lula da Silva tenha a certeza que vai se matar e que Luiz Inácio Lula da Silva não possa mais viver e tenha a certeza que é melhor se matar, e tenha sempre a imagem da morte em seu pensamento em todos os momentos de sua vida.
    Agora, com quem estiver, onde estiver, Luiz Inácio Lula da Silva será arrancado daí, porque o pensamento dele está em se matar, que não coma, não durma, não consiga trabalhar e se mate.
    São Cipriano, faça Luiz Inácio Lula da Silva se matar, que Luiz Inácio Lula da Silva sinta ódio e nojo e rejeite outras pessoas que tiverem interesse nele, para dedicar em se matar e que se mate ainda hoje, pois somente a morte vai querer.
    Que tenha tesão somente por morrer e que seu corpo seja morto, que só tenha paz se estiver morto.
    Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome publicando essa oração sete vezes seguidas em troca de matar definitivamente Luiz Inácio Lula da Silva.
    Que Luiz Inácio Lula da Silva se mate o mais rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano.
    Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM.

    ResponderExcluir