terça-feira, 3 de janeiro de 2017

       MEDITAÇÕES COM SANTA TERESINHA
                                                     AlmaCarmelita

   "CANIÇOZINHO... plantado à beira d'água"
"Que importa ao caniçozinho dobrar-se? Não tem medo de quebrar, pois foi plantado à beira d'água. Em vez de tocar o chão quando verga, encontra uma onda salutar que o fortifica e lhe suscita o desejo que nova tempestade venha passar sobre sua frágil cabeça. É sua fraqueza que constitui toda sua confiança." (Santa Teresinha - C 68)

A vida vocacional de Santa Teresinha a conduziu para a pequena via, como bem sabemos, e é uma marca na vida e caminhada que ela teve nos seus anos de Carmelo. No entanto, associado à pequenez dessa via está a certeza que ela tinha, a de ser um caniço - símbolo ao qual a pequena recebeu para identificação nas suas peças de roupa, logo que entrou no Carmelo.
Indo então para além do símbolo,  Teresinha o assimilou para sua vida e missão ali, naquele chamado. Chamado que se confirmou nas suas experiências pessoais e comunitárias numa intensa experiência de humildade.
Humildade que supôs ser um "caniço que se dobra". Caniço que se deleita da "água na qual está plantada". Caniço que é banhado na "Água" pura do Espírito. "Água" renovadora da graça que supõe a alma que se humilha e se entrega a esta mesma graça. "Água" de "onda salutar que o fortifica e lhe suscita o desejo que nova tempestade venha passar sobre sua frágil cabeça".
Na sagrada escritura, nos ensina Jesus com sua própria vida, que o "caniço", mesmo rachado se manterá firme, com esperança, e esperando, alcançará a justiça e a vitória sobre toda espécie de fragilidade. Disse Ele: "não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança". (Mt 12,20-21).
E essa é a expressão da humildade que jamais se fará rebelar, confirmando o profeta: "não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até
que as ilhas desejem seus ensinamentos". (Isaías 42,3-4)
E foi aí que Teresinha se encontrou, experimentando a essência da "verdadeira religião". Ali, dentro do Carmelo. Foi através da suma verdade da humildade, do ser "caniçozinho" que ela anunciou o reino de Deus, a Palavra de Jesus, sem desanimar, sem desfalecer, e têm alcançado a todos para Jesus.
Peçamos a sua intercessão para crescermos na humildade. Para estarmos onde Deus nos quiser. Para sermos aquilo que Ele espera de nós. E assim, alcançarmos a muitos, mas sobretudo, alcançarmos o céu.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!
Alma Carmelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário