segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Festa da Natividade de Nossa Senhora - 8 de setembro de 2014


“O que era antigo passou, eis que tudo se fez novo”

Baseando-nos nos Sermões de Santo André de Creta, bispo - Séc.VIII) – Ofício das Leituras

 
    1. Qual é o fim da Lei Mosaica? A Lei crida, acreditada pelos judeus?
    2. O que fez Cristo?
    3. Qual é resumo dos benefícios de Cristo para nós?
    4. Qual é o sentido da Festa da Natividade de nossa Senhora?
    5. Como a Virgem Maria foi preparada?
    6. Com a virgem Maria, foi-nos dado duplo proveito. De que modo, com que fim?

1. Qual é o fim da Lei Mosaica? A Lei crida, acreditada pelos judeus?

  •  O fim da lei é Cristo (Rm 10,4), que ao mesmo tempo separa da lei e eleva para o espírito.     
  • Nele está a consumação, pois o próprio legislador – tendo cumprido e terminado tudo – transfere a letra para o espírito. A lei, porém, submetida; a graça, harmoniosamente adaptada e unida.

2. O que fez Cristo?

 
  • Do que era pesado, servil e escravo, em leve e liberto, para que não mais estejamos reduzidos à servidão dos elementos do mundo (Gl 4,3), como diz o Apóstolo, nem sujeitos ao jugo da escravidão da letra da lei.

3. Qual é resumo dos benefícios de Cristo para nós?

  •  É este o resumo dos benefícios de Cristo para nós; é esta a manifestação do mistério; é o aniquilamento da natureza; é Deus e homem; é a deificação do homem assumido. Todavia era absolutamente necessário ao esplendor e à evidência da vinda de Deus aos homens uma introdução jubilosa, antecipando para nós o grande dom da salvação.

4. Qual é o sentido da Festa da Natividade de nossa Senhora?

 
  • Este é o sentido da solenidade de hoje que tem início na natividade da Mãe de Deus, cuja conclusão perfeita é a predestinada união do Verbo com a carne.

5. Como a Virgem Maria foi preparada?

  •  Agora a Virgem nasce, é alimentada com leite, plasmada e preparada como mãe para o Deus e rei de todos os séculos.

 
6. Com a virgem Maria, foi-nos dado duplo proveito. De que modo, com que fim?

 
  • um, a elevação à verdade; outro, a rejeição da servidão e da vida sob a letra da lei.
  • De que modo, com que fim?
  • Pelo desaparecimento da sombra com a chegada da luz;
  • em lugar da letra, a graça que dá a liberdade.
Em resumo:

Nossa solenidade está na fronteira entre a letra e a graça, unindo a realidade que chega aos símbolos que a figuravam, substituindo o antigo pelo novo.
  • Portanto cante e exulte toda a criação e contribua com algo digno para a alegria deste dia.
  • É um só o júbilo dos céus e da terra; juntos festejem tudo quanto está unido no mundo e acima do mundo. Pois hoje se construiu o templo criado do Criador de tudo, e pela criatura, de forma nova e bela, preparou-se nova morada para o seu Autor.

Na Constituição Apostólica do Papa Pio XII que definia o dogma da Assunção de Nossa Senhora encontramos trechos que nos ajudam a compreender a grandeza de sua Festa de Natividade.

1. Deus munificentíssimo, que tudo pode, e cujos planos de providência são cheios de sabedoria e de amor, nos seus imperscrutáveis desígnios, entremeia na vida os povos e dos indivíduos as dores com as alegrias, para que por diversos caminhos e de várias maneiras tudo coopere para o bem dos que o amam (cf. Rm 8,28).

19. A Sé Apostólica, herdeira do múnus confiado ao Príncipe dos apóstolos de confirmar na fé os irmãos (cf. Lc 22,32), com sua autoridade foi tornando cada vez mais solene esta celebração. Esse fato estimulou eficazmente os fiéis a irem-se apercebendo mais e mais da importância deste mistério. E assim, a festa da assunção, que ao princípio tinha o mesmo grau de solenidade que as restantes festas marianas, foi elevada ao rito das festas mais solenes do ciclo litúrgico. O nosso predecessor S. Sérgio I, ao prescrever as ladainhas, ou a chamada procissão estacional, nas festas de nossa Senhora, enumera simultaneamente a Natividade, a Anunciação, a Purificação e a Dormição.(9- Liber Pontificalis) A festa já se celebrava com o nome de assunção da bem-aventurada Mãe de Deus, no tempo de S. Leão IV Esse papa procurou que se revestisse de maior esplendor, mandando ajuntar-lhe a vigília e a oitava. E o próprio pontífice quis participar nessas solenidades, acompanhado de imensa multidão. (10) Na vigília já de há muito se guardava o jejum, como se prova com evidência do que afirma o nosso predecessor S. Nicolau I, ao tratar dos principais jejuns "que... desde os tempos antigos observava e ainda observa a santa Igreja romana". (A festa da Assunção, CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII - MUNIFICENTISSIMUS DEUS- DEFINIÇÃO DO DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA  EM CORPO E ALMA AO CÉU) Papa Pio XII, Dado em Roma, junto de São Pedro, no ano do jubileu maior, de 1950, no dia 1 ° de novembro, festa de todos os santos, no ano XII do nosso pontificado.

Munificente= Pessoa de comportamento muito generoso.


Por Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário