domingo, 1 de junho de 2014

Com a Festa da Ascensão nos preparamos para o cumprimento das Promessas do Senhor


A Festa da Ascensão do Senhor deve levar-nos a refletir sobre os princípios de nossa eternidade, em que Jesus anunciara e prometera durante sua caminhada no meio de nós. Iniciando pelas promessas narradas por São Lucas, a Sagrada Liturgia mergulha-nos primeiro no ‘mandamento da permanência’ em Jerusalém – que se daria no prazo de nove dias, ou seja, no início da primeira novena da esperança vivida pela Igreja de Cristo. E a seguir, apresenta-nos as riquezas reservadas para todos que creram e crerão no Senhor, o Batismo com o Espírito Santo, e a certeza do testemunho ao qual cada um será capacitado: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: ‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’ (...) Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra (...) Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. (Atos 1,4.7.11) Assim, com o salmista, fomos capacitados a proclamar: “Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta (...) Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso”. (Salmo 46)

Crendo, como São Paulo, que todo Poder do Céu e da terra pertence ao Pai, e que Ele o manifestou em seu filho Jesus Cristo: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer (...) Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus (...)” (Ef 1,17.20) Haveremos de tomar posse da ‘autoridade’ que o próprio Senhor nos declarou, e que hoje quer atualizar para nós, confirmando a nossa fé, reavivando a nossa esperança e fortalecendo a nossa confiança: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (MT 28,18-20)

Preparando-nos mediante as Promessas do Senhor, unidos a Virgem Maria, deixemo-nos conduzir para a Celebração de Pentecostes - durante a semana, ao longo da Novena que se segue em toda a Igreja, a fim de podermos mergulhar nas Promessas do Senhor Jesus, e receber as Graças que o Espírito Santo tem reservado para cada um de nós!

Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário