quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Salve 17.12.2014! Aniversário do Papa Francisco - Audiência e Homenagens


Deus se faz homem na família, Audiência
Milhares de fiéis participaram nesta quarta-feira (17/12), na Praça S. Pedro, da última Audiência Geral do ano. Em 2014, foram 43 Audiências no total, com a participação de um milhão e 200 mil peregrinos. Antes de se dirigir à multidão, o Papa fez seu ingresso na Praça a bordo do papamóvel para saudar os fiéis. Muitos deles parabenizaram Francisco por seu aniversário, que hoje completa 78 anos. Em preparação ao Sínodo sobre a Família, em outubro próximo, o Papa decidiu dedicar suas reflexões semanais a este tema. Com a proximidade do Natal, Francisco meditou nesta quarta-feira sobre a família de Nazaré. “Deus escolheu nascer numa família humana, que Ele mesmo formou. E a formou num vilarejo perdido da periferia do Império Romano. Não em Roma, numa grande cidade, mas numa periferia quase invisível. E não só, inclusive mal falada.” Jesus, prosseguiu Francisco, permaneceu naquela periferia por 30 anos, levando uma vida normal, sem milagres, curas ou pregações. “Os Evangelhos, em sua sobriedade, não referem nada acerca da adolescência e deixam esta tarefa à nossa meditação afetuosa”, disse o Papa, acrescentando que os membros da família de Nazaré poderiam servir de exemplo e inspiração para as mães, pais e até mesmo para a juventude atual. Assim como fizeram os pais de Cristo, indicou Francisco, cada família cristã pode antes de tudo acolher Jesus, ouvi-lo, protegê-lo, e assim melhorar o mundo. “Abramos espaço no nosso coração e nos nossos dias ao Senhor”, exortou. Todavia, reconheceu o Papa, não é fácil acolhê-lo, assim como não foi fácil nem para Maria e José, que tiveram que superar inúmeras dificuldades. “Não era uma família aparente, irreal”, explicou o Papa. Pelo contrário, ela nos empenha a redescobrir a vocação e a missão da família; e fazer com que o amor, e não o ódio, se torne normal; que o amor recíproco se torne comum, e não a indiferença ou a inimizade. “Toda vez que há uma família que protege este mistério, mesmo que seja na periferia do mundo, o mistério do Filho de Deus está em obra. E vem para salvar o mundo". Após a catequese e a leitura dos resumos em várias línguas, o Papa pediu a todos orações pelas vítimas dos desumanos ataques terroristas perpetrados nos últimos dias em Sydney, na Austrália, e em Peshawar, no Paquistão. “Que o Senhor acolha os mortos em sua paz, conforte os familiares e converta o coração dos violentos”. 

Ao completar 78 anos, as homenagens a Francisco

 
Na Praça São Pedro: “Hoje aqui sopra o vento do pampa! Parece a Praça do 2 x 4”, exclamou o Papa Francisco ao final da Audiência Geral, saudando os milhares de bailarinos presentes na Praça, que logo após, tomaram a Via da Conciliação e a Praça Pio XII para homenageá-lo com a tradicional dança argentina. Mas não foram somente os dançarinos a homenagear Francisco. Centenas de cartazes com felicitações eram portados pelos fiéis de todas as partes do mundo, que saudavam efusivamente o Pontífice quando girava pela praça a bordo do Jeep papal. Um grupo de sacerdotes argentinos lhe ofereceu um bolo com 78 velinhas e chimarrão e um grupo de sem-teto ofereceu-lhe um buquet de girassóis, “flor que olha sempre em direção ao sol, como o Papa olha sempre para Deus”, explicaram. Mas, ao final da audiência, foram ligados amplificadores na Praça Pio XII, em frente à Praça São Pedro, dando o compasso aos mais de 2.500 – alguns falam em 3 mil – ‘tangueros’, que ao som de Astor Piazzola, Amelia Baltar e Juan D’Arienzo, homenageram Francisco com os passos de um ritmo que lhe é muito caro. Esta espécie de flash-mobe convocado pelas redes sociais, foi considerado como “a maior milonga do mundo”. A organizadora do evento, Cristina Camorani, contou que a idéia surgiu numa brincadeira entre um grupo de amigos. Inicialmente os funcionários do Vaticano ficaram um pouco reticentes com o pedido para dançar na Praça, mas sabendo do pedido, Francisco concedeu a autorização. Inicialmente, somente 50 pessoas haviam confirmado a presença. Após, começaram a recolher adesões no boca-a-boca e nas redes sociais e este número chegou a três mil. Da Espanha, por sua vez, chegou na tarde de hoje  um caminhão com 800 quilos de frango, para ser doado aos pobres. Uma doação de uma cooperativa espanhola, que repete um gesto realizado também no passado. No final da tarde de hoje, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, alguns indigentes prestarão uma pequena homenagem ao Papa Francisco, numa iniciativa da Esmolaria Pontifícia. 

Ainda neste dia boas notícias para o Papa Francisco, para a América e o mundo... Raúl Castro agradece intermediação de Francisco entre Cuba e Estados Unidos...Imprimir

De Havana – Cuba e Estados Unidos restabeleceram as relações diplomáticas, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido, a partir do levantamento do embargo “que provoca muitos danos ao nosso país e que deve necessariamente cessar”. Em um histórico discurso transmitido ao vivo pela TV de Havana, o Presidente cubano, Raúl Castro, anunciou o descongelamento  das relações com Washington, 55 anos após a revolução de Fidel Castro. Raúl Castro sublinhou que a decisão de Barack Obama de repatriar a Cuba três ex-agentes secretos deu “uma alegria enorme às suas famílias e a todo o povo” cubano, sendo um gesto “merecedor de respeito e gratdião”. Castro agradeceu “ao Vaticano, e em particular ao Papa Francisco, pelo apoio dado às negociações” que levaram à reaproximação com os Estados Unidos. “Reconhecendo que temos muitas fundamentais diferenças em temas como a soberania nacional, a democracia, os direitos humanos e a política exterior, confirmamos a nossa vontade em discutir todas estas questões”, assegurou Castro. O Presidente cubano convidou Obama para adotar medidas concretas para remover os “obstáculos” existentes. Em particular, Castro citou o restabelecimento dos voos diretos entre Cuba e EUA, além de acordos na área comercial que facilitem as expedições, as telecomunicações e o movimento de mercadorias. Em troca da libertação do estadunidense Alan Gross e de um cidadão da CIA, os Estados Unidos entregaram a Cuba os três agentes Gerardo Hernandez, Ramon Labanino e Antonio Guerrero, considerados como heróis por Havana. Esta troca de prisioneiros acabou impulsionou a decisão de ambos os países.

Por último... Homenagem portenha aos 78 anos de Bergoglio

De Buenos Aires – No dia em que Jorge Mario Bergoglio completa seu 78º aniversário – em 17 de dezembro de 2014 - será descerrada uma placa comemorativa na casa onde nasceu no Bairro Flores, em Buenos Aires, com os dizeres: “Nesta casa nasceu o Papa Francisco em 17 de dezembro de 1936. Câmara de Vereadores da Cidade Autônoma de Buenos Aires – Ano 2014”. O verdadeiro endereço de nascimento de Bergoglio na Rua Varela 268 foi conhecido apenas recentemente, após a investigação de um jornalista que ficou curioso com uma frase dita pelo Papa Francisco em certa ocasião. A confusão nasceu do fato que Bergoglio cresceu na Rua Membrillar 531, casa para onde sua família se transferiu após o nascimento de outros filhos. A “descoberta”, feita há poucos meses,  foi confirmada pelo Papa Francisco. A colocação da placa comemorativa foi uma sugestão do jornalista-historiador Héctor Daniel Vargas, autor da "descoberta". Ele apresentou ao município a documentação completa de sua pesquisa, a partir do Certificado de Nascimento de Jorge Mario Bergoglio. A proposta foi apoiada imediatamente pelas autoridades.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário