sábado, 6 de dezembro de 2014

Magno, "Assim, brilhe vossa luz diante dos homens(...)"! - Homenagem póstuma.


"Assim, brilhe vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e glorifiquem vosso Pai que está nos céus." (Mt 5,16)
            No Sermão da Montanha, Nosso Senhor Jesus Cristo apresenta a sua pedagogia de vida para sermos bons cristãos. Com verdade e agradecimento, na condição de professora durante 20 anos do Centro Educacional Soares Coimbra, gostaria de reavivar a mente dos parentes, amigos e funcionários a respeito deste irmão que diante de Deus buscou o Caminho, a Verdade e a Vida em todas as suas atitudes. 
            Os mais jovens estão se perguntando, os mais próximos se recordando e todos nós aqui refletimos: Quem foi Magno Coimbra?
            Diríamos que Magno Coimbra foi apenas um bom cristão, aquele que buscou agir, decidir, solucionar e empreender em sua vida, tudo pautado na Palavra de Deus. Um homem perfeito? Jamais. Porém, dizemos ter sido um incansável esposo, pai, filho, cursilhista, professor, amigo e patrão.
            Dizemos que foi um homem impetuoso, de sonhos concretos e cheios de fé. Fé que o fez , ainda jovem, trabalhando na fabrica de tecidos, acreditou que poderia estudar. Estudando, nos intervalos e descansos - como costumava dizer, foi se preparando como pedagogo para o algo mais que Deus lhe tinha reservado: a fundação de uma Escola. Fundação vista por ele como "Missão" dada por Deus.
            Escola na qual, fazia questão de dizer que era igual a todos as outras "em quase tudo" - como fazia questão de repetir. Porque, nesta Escola por ele idealizada, Deus era - e como assim o prosseguiu - e é, o principal Mestre. Em todas as reuniões, ao atribuir aos seus professores a qualidade de mestre, o dizia ser um título de responsabilidade, pois só o trazia verdadeiramente pleno, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, sempre levou a sério tamanho compromisso. Em todos os momentos celebrativos, sempre deu destaque a oração, associada aos versículos bíblicos, conduzindo as inúmeras atividades. Assim, diante de sua "Missão", repetia, continuamente, estar "educando gerações", algo que lhe confirmava a fé, a esperança e o amor, sempre crescente pela educação.
            Magno Coimbra foi ...
            Aquele que acreditou que a educação poderia mudar o mundo, a partir da comunidade escolar, do apoio de sua família - aqui com especial destaque a Maria, sua esposa, a quem sempre consultava antes das suas decisões, e também, a quem ele dizia que pelo seu olhar sabia se devia ou não continuar falando. Aquele que nunca hesitava em dizer a verdade, ainda que usasse de uma retórica, de frases e provérbios populares para convencer aos que o questionavam. Aquele que, sem dúvida, sonhou e concretizou, porque Deus sempre foi a sua única e eterna esperança. Aquele que silenciou, durante quinze anos, para que outros pudessem dar continuidade a sua "Missão".
            Como assim o cremos... Agradecemos a Deus e a Virgem Maria - sua fiel intercessora,  pela vida e "Missão de Magno Coimbra, e pedimos que o acolha na eternidade, e o faça intercessor de todos os que aqui ficam, em especial, sua família - esposa, filhos, netos, genros e nora; familiares, amigos e irmãos na fé; de sua escola e de todos os que buscam em Deus a vontade para as suas vidas.
            Crendo na eternidade pedimos: "Assim, brilhe vossa luz, Magno, diante de Deus..."
            Que a alma de nosso irmãos Magno, descanse em paz... 
            Pai Nosso...  Ave Maria ...
Por Estela Márcia da Paz Moreira de Araújo -
ex-professora de História do CESC.
05/06 de dezembro de 2014.
 

                                                                                                                                                                    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário