sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Feliz Natal! Estamos nas oitavas de Natal

"Nasceu-nos hoje um Menino!
E o Filho nos foi dado.
Grande é Esse pequenino, DEUS DA PAZ será chamado.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!

FELIZ NATAL!

Sobre a oitava - Prolongação das Celebrações Litúrgicas
Um primeiro significado do adjectivo latino octavus, octava é o referido ao domingo, que, nos tempos patrísticos, de denominava «dia primeiro» e também «dia oitavo» (ogdôada).
Aqui, falamos de «oitava», referindo-nos à semana que se segue às festas muito importantes, prolongando a sua celebração (cf. NG 12; EDREL 642). «Oi¬tava» tanto pode indicar o oitavo dia depois da festa como toda a semana: di¬zer «hoje é a oitava da Páscoa» ou celebrar a oitava da Páscoa, durante oito dias.
No AT, já os judeus celebravam as festas solenes, durante sete/oito dias, por exemplo, a Festa das Tendas (cf. Lv 23,33-44) ou a Festa da Dedicação (cf. 2Cr 7,9 e 1Mac 4,59).
No calendário renovado ficaram apenas duas oitavas:
• a Oitava do Natal, de 25 de Dezembro a 1 de Janeiro, em que, além da Circuncisão do Senhor, do início do ano civil e da jornada da paz, se celebra, sobretudo, a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Esta oitava parece que se foi organizando a partir do século VII e enchendo de festas, como a da Sagrada Família, de Santo Estêvão, de São João Evangelista e dos Santos Inocentes (cf. NG 35; EDREL 665), os chamados «comites Christi» (a comitiva ou séquito de Cristo);
• sobretudo a Oitava da Páscoa, a mais antiga, já do século IV, com categoria de solenidade para todas as férias, até ao Domingo II da Páscoa, ou «Domingo in Albis», em que os neófitos baptizados na noite pascal depunham as suas vestes brancas, depois de terem recebido, durante toda a semana, as catequeses mistagógicas (cf. RICA 37-40; EDREL 169.3212).
Foi suprimida a oitava do Pentecostes, que existiu até 1969, e que se tinha criado por paralelismo com a da Páscoa, prolongando desnecessariamente a «cinquentena», que agora termina no próprio dia do Pentecostes. Além disso, já não existem outras oitavas como a da dedicação da igreja ou de determinados Santos.
(Conf. Secretariado Nacional de Liturgia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário