terça-feira, 24 de março de 2015

VIVEMOS NOS DIAS 13/03 a 14/03 de 2015 O DIA DE ORAÇÃO QUARESMAL CONTRA A INDIFERENÇA

Como necessidade de oração pela “Globalização da Indiferença”, a Igreja pode viver no final da primeira quinzena de março, a importante iniciativa do Papa Francisco, um dia de ORAÇÃO MUNDIAL. Cremos que este marco trouxe e trará inúmeros frutos de cura, libertação e conversão para o coração humano, cristão ou não, que teima em se individualizar-se e isolar-se, cuidando apenas dos próprios interesses. Então, diante do tempo propício da Quaresma, nada melhor para nós, cristãos católicos e filhos da Igreja, enxergarmos os frutos desta humilde, mas eficaz atitude de humildade e amor, esperança e fé. A proposta seguiu-se da seguinte forma: 
"Fortalecei os vossos corações” (Tg 5, 8): cada um dos fiéis. A partir desta imperativa afirmação, o Papa Francisco nos apresenta-nos os três grandes motivos para esta santíssima iniciativa: “podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste”; “podemos levar ajuda, com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo de nós como a quem está longe”; e ainda, “o sofrimento do próximo constitui um apelo à conversão, porque a necessidade do irmão recorda-me a fragilidade da minha vida, a minha dependência de Deus e dos irmãos.”
E explica: “Também como indivíduos temos a tentação da indiferença. Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência?
Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível diocesano – nos dias 13 e 14 de março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração.
Em segundo lugar, podemos levar ajuda, com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo de nós como a quem está longe, graças aos inúmeros organismos caritativos da Igreja. A Quaresma é um tempo propício para mostrar este interesse pelo outro, através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum.
E, em terceiro lugar, o sofrimento do próximo constitui um apelo à conversão, porque a necessidade do irmão recorda-me a fragilidade da minha vida, a minha dependência de Deus e dos irmãos. Se humildemente pedirmos a graça de Deus e aceitarmos os limites das nossas possibilidades, então confiaremos nas possibilidades infinitas que tem de reserva o amor de Deus. E poderemos resistir à tentação diabólica que nos leva a crer que podemos salvar-nos e salvar o mundo sozinhos.” Papa Franciscus.
Por Estela Márcia - OCDS
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário