sábado, 28 de março de 2015

MISSA DO V CENTENÁRIO DE SANTA TERESA DE JESUS - CARMELO SÃO JOSÉ DE PETRÓPOLIS


DIOCESE DE PETRÓPOLIS

CARMELO SÃO JOSÉ DE PETRÓPOLIS

MISSA DO V CENTENÁRIO DE SANTA TERESA DE JESUS

 

        A Santa Missa do V Centenário do nascimento de SantaTeresa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão,  e contou com a participação de nove sacerdotes da Diocese, religiosos de várias congregações, seminaristas, benfeitores e amigos do Carmelo, que ao lado das religiosas carmelitas e seculares, puderam agradecer a Deus pelas Graças de tamanha Solenidade.

 

 

 

COMENTÁRIO INICIAL:


Neste dia 28 de março de 2015, assinalamos o marco dos 500 Anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus, Doutora da Igreja, Fundadora e Mãe da Ordem Carmelita Descalço. Conscientes desta Solenidade para a vida da Ordem e da Igreja, onde Teresa assentou a sua vida, as suas obras, e, sobretudo a sua alma, nos reunimos diante do altar do altar do Senhor para celebrar as “Misericórdias do Senhor”, cantadas em verso e prosa por Teresa.

Recordamos, portanto, em comunhão com toda a Ordem, as palavras de nosso Prepósito Geral Frei Saverio Cannistrà, quando da abertura do Ano Jubilar em outubro de 2014:

“É para todos nós uma magnífica oportunidade este quinto centenário para que Teresa continue  nos falando com a força de seu testemunho e de sua paixão. A Santa nos fala daquilo que tem vivido e nos conta a história de sua alma, a sua história!”

“Teresa não fez alarde para si mesma de sua experiência, mas somente no-la mostrou a nós para que possamos entrar em sua mesma plenitude de vida e felicidade que de outro modo, não haveríamos conhecido, sendo prisioneiros do mundo.”
“Teresa nos leva a estar acima de nosso ser, no ponto de contato entre Homem e Deus, o qual tem um rosto e um nome: JESUS CRISTO CRUCIFICADO E RESSUCITADO.”
“No centro do centenário Teresiano deve estar aquilo que está no centro do coração de Teresa e não aquilo que está no centro de nossos projetos mundanos, de nossas iniciativas. No centro do centenário devemos colocar aquilo que, há quinhentos anos de distancia, não tem envelhecido, nem muito menos tem perdido a atualidade, uma vida repleta, marcada por Deus, a qual tem sido confiada uma missão de crucial importância: recordar à Igreja e ao ser humano de todos os tempos que o centro do homem é Deus e que o centro de Deus é o homem.”
“Teresa divide com qualquer um, com pessoa em qualquer lugar do mundo cujo andar esteja perdido - aquilo que ela tem encontrado: uma morada, um caminho.  Precisamente estes são os títulos de suas principais obras: caminho e morada.”
“Aquele Caminho e aquela Morada em que Teresa viveu deveria conduzir-nos neste centenário. Se não conseguirmos colocá-los no centro, creio que não agradariam à Santa Teresa as celebrações ... Por mais solenes, atraentes e refinados que sejam! Teresa é uma monja simples e pobre, não nos esqueçamos! Uma monja com o hábito e as sandálias quase sempre cheios de pó, com o rosto marcado pelo cansaço físico, com o animo muitas vezes cheio de sofrimentos e preocupações com suas irmãs e seus irmãos. Mas sem duvida, embaixo desta superfície de cansaço e fragilidade existe uma força e uma determinação férreas!”
“Creio que Teresa nos esta dizendo o que São Paulo dizia a seus discípulos de Corinto: ‘Vocês mesmos são minha carta de recomendação, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo! Não sobre tábuas de pedras, mas sobre tábuas de carne que são os vossos corações!’” (2 Cor 3, 2-3).
Feliz 500º Aniversário, Santa Madre!

(Fr. Saverio Cannistrà,/Ocd - Prepósito General)

Nenhum comentário:

Postar um comentário