terça-feira, 24 de março de 2015

PADRE GERAL DA OCD CONVOCA PARA ORAÇÃO PELA PAZ NO DIA 26/03/2015

ORAÇÃO PELA PAZ QUINTA-FEIRA 26 DE MARÇO
 

                                              P. Saverio Cannistrà, Superior Geral OCD


Queridos irmãos e irmãs,

No próximo dia 28 de março completam-se 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus. A data tão fervorosamente esperada e tão cuidadosamente preparada ao longo destes últimos anos em todos os mosteiros, conventos e Comunidades da Ordem Secular, já está muito perto. 
Na homilia do último 14 de outubro, na igreja de “La Santa,” em Ávila, na Missa celebrada na véspera dos atos oficiais do V Centenário, refletíamos todos tentando encontrar um presente a nossa Santa Madre Teresa em tal dia importante e concluímos que, sem dúvida, o melhor presente é e será sempre a si mesma, Teresa de Jesus. Dois dias antes de seu aniversário, 26 de março, convido-vos, como filhos e filhas, para oferecer algo que certamente que vai enchê-la de alegria: uma hora de oração! Um momento especial de oração, em que a intenção de todos será a paz no mundo. 
O Mundo arde em chamas, gritava Teresa ao ver os conflitos e divisões que assolavam a sociedade de seu tempo. Também o nosso mundo queima e arde em chamas e, às vezes, não somos sensíveis o suficiente ou não temos a confiança para acreditarmos que podemos fazer alguma coisa para apagar esse fogo. Entretidos, às vezes com as pequenas coisas em nossas vidas diárias e nos problemas mais imediatos, nos esquecemos de olhar para cima para ver o horizonte e descobrir os sinais de sofrimento que apresenta a nossa sociedade: as guerras, os conflitos, o terrorismo, a violência pública ou doméstica, gritos de dor, em silêncio, mesmo antes de ser pronunciada. Isso não vai ser um dia em que podemos nos esconder, deixando a solução destes problemas somente aos que têm responsabilidade com eles. O 26 de março é um dia para que a voz de Santa Teresa ressoe em nossos corações e, com ela, podermos nos determinar a fazer um pouquinho e nos convencer de que as coisas do mundo não são negócios de pouca importância para tratar com Deus. 
Anuncio com alegria que o Santo Padre Francisco, vendo com bons olhos esta iniciativa, decidiu dar início a essa hora da oração mundial. A partir desse momento eu convido você a recorrer à oração, tendo presente como intenção: A PAZ. Que em Cristo, verdadeiro amigo, que trouxe ao mundo a reconciliação com Deus, nós levantemos os olhos para o céu suplicando ao pai, o dom da paz, que exige que favoreça o dom da reconciliação entre os homens: perdoemos e seremos perdoados, disse-nos o Senhor. Abramos nossos corações para perdoar, perdoemos a quem nos tem ofendido e imploremos a Deus que nos dê a paz. A paz que Jesus nos prometeu, não a do mundo, mas a que nos enche o coração de alegria e nos liberta de toda covardia. Filhos e Filhas da Igreja, vivamos e façamos intensamente esta iniciativa que o Papa Francisco fez também como sua, convoquemos também todos os crentes, a exemplo, de São João Paulo II , como nos ensinou, em Assis. 
Unido a todos os irmãos e irmãs, em Jesus e Teresa.


As indicações para a celebração - Emilio P. José Martínez, OCD Vigário Geral

 
Queridos Irmãos e Irmãs, No dia de hoje, o Padre Geral da Ordem do Carmelo Descalço, Saverio Cannistrà, nos convida para uma hora de oração pela paz mundial, a ser feita em todos os nossos mosteiros, conventos e Comunidades da Ordem Secular no dia 26 de março de 2015. Como ele mesmo (Fr.Saverio) indica, a oração começará pelo Papa Francisco, a quem da Ordem agradece de coração pelo desejo de capitanear essa iniciativa, unindo a Ordem a toda a Igreja. Trata-se, sem duvida, de um excelente presente a nossa Santa Madre. 
A Oração terá Início às 06:00 (GMT). A partir desse momento, as comunidades e fraternidades poderão começar a oração pela paz nos ritmos e formas que entenderem seja mais adequado. Em alguns países poderá ser apropriado trocar o dia da oração pelo dia 27, e não tem nenhum inconveniente nisso. Não é necessário que se façam em todos os lugares na mesma hora. Mas o objetivo é que se faça a oração pela Paz! Junto deste, vos envio uma sugestão de oração preparada por iniciativa do Centro de Pastoral de Espiritualidade de Burgos (Espanha). Não é de forma vinculativa; apenas um guia, a fim de que possa ser usado pelas comunidades, se desejarem. 
Pedimos que, ao longo deste mês, publiquem esta iniciativa, para que todos que desejarem possam participar: comuniquem isso aos bispos diocesanos, ao seu Párocos e grupos de leigos da Ordem Secular que participarão e todos os membros da família Teresiana, para que eles possam participar com você em oração e a ajudar a prepará-los mesmo em outros momentos de oração e celebrações com esta intenção. Seria bom demais que você pudesse convidar a participar as famílias em suas casas, e pudessem juntar-se na hora da oração pela paz mundial aos enfermos e aos solitários, para sentirem-se acompanhados nesse dia em oração. Como um sinal, durante a hora da oração colocar uma vela em um lugar visível também do lado de fora (será necessário antes de alguma forma explicar por que acender essa vela). De acordo com a Santa Sé, convidemos também para este momento de oração os crentes de outras confissões cristãs e de outras religiões, conforme pede o Padre Geral em sua carta. Se for possível, nós pedimos que busquem uma maneira de chegar aos irmãos cristãos e membros de outras religiões este convite. Seguindo as indicações do Magistério da Igreja e de acordo com o ecumenismo e do diálogo inter-religioso diocesano, poderão ser convocadas celebrações ecumênicas e inter-religiosas oportunas. 
Que Deus, por intercessão de Santa Teresa, mãe do Carmelo, e São José, ouça esta oração que colocamos nas mãos de seu Filho, confiando no Espírito que ora em nosso interior.

 Guia de celebração:

Proposta para o início da Oração -(Proposta para o Papa Francisco, devem ser feitas as modificações consideradas adequadas, como um esquema para o início da oração global para todos lugares)
(No início ou no final da missa em 26 de março, realizado em Santa Marta presidida pelo Santo Padre, a oração global começa com estas palavras):  

"Queridos irmãos e irmãs, A Ordem dos Carmelitas Descalços, frades, freiras e leigos, toda a família Teresiana, celebra hoje, juntamente com toda a Igreja, os quinhentos anos de sua fundadora, Santa Teresa de Ávila, doutora da Igreja. A pedido do Padre Geral da Ordem, durante a sessão de hoje será realizada uma hora de oração pela paz do mundo em todos os conventos, mosteiros e Comunidades Seculares Carmelitanas. Uno-me a esta alegre iniciativa e começo com estas palavras de oração a Deus, Pai de todos, que por intercessão de Cristo derramou o seu Espírito sobre todas as nações, para que o diálogo entre os homens vença a violência e conflitos que assolam nosso mundo. A esta oração convidamos você a se juntar a todos os católicos, cristãos de outras confissões e também membros de outras religiões e os homens e mulheres de boa vontade."
 (Breve silêncio. Propõe-se acender velas)

 [O seguinte texto Teresiano pode ser lido pelo Padre ou um leitor / a]:
"O mundo está sendo tomado pelo fogo(...). E vamos perder tempo em súplicas que, se fossem ouvidas por Deus, talvez levassem a se perder mais uma alma no céu? Não, minhas irmãs; não é hora de tratar com Deus de coisas pouco importantes. "(Teresa de Jesus, Caminho de Perfeição 1,5).

 [Continua o Padre ou um leitor / a]:
“O mundo está em chamas este é o grito dolorido de Teresa de Jesus contemplando conflitos, guerras e divisões da sociedade e da Igreja do seu tempo. Hoje também fazemos nosso aquele grito e o apresentamos a Jesus como uma oração: Senhor, o mundo está ardendo em chamas!

[Continua o Padre]: "Como Santa Teresa, sabemos que pelas nossas próprias forças não alcançaremos o dom precioso da paz. Abasteçamo-nos pois com ela da força da cruz redentora de Cristo: "Oh Meu Senhor e misericórdia minha, que maior bem quero eu que ter nesta vida que estar junto a vós? Que não haja divisão entre mim e ti... Com vossa presença o que pode ser difícil? O que não pode ser feito tendo-vos junto? Ao lado da cruz de Jesus, da Virgem Mãe e nossa Mãe Teresa, oremos a Deus para crescer as oportunidades de diálogo e de encontro entre o os homens; que aprendamos a pedir perdão para que a paz brote no mundo como fruto da reconciliação que Ele veio nos trazer. remos: Senhor nosso Deus, que por teu Espírito suscitou Santa Teresa de Jesus, para mostrar à sua Igreja o caminho da perfeição, concede-nos viver de sua doutrina e acendei em nós o desejo de verdadeira santidade, cujo fruto é a reconciliação que leva à paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. AMEM!"

 Fonte: Communicationes 283
Por Estela Márcia - OCDS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário