sábado, 15 de outubro de 2016

"Que mandais, fazer de mim" (#SantaTeresa)
#AlmaCarmelita

"De fato, não nos pregamos, a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, consideramo-nos servos vossos por amor de Jesus. Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo. Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós." (2Cor 4,5-7) - Leitura breve das Laudes, Ocd.

Após "Quinze Dias", na escola de Jesus, meditando o Pai Nosso com Santa Madre Teresa, chegamos neste dia com a certeza do "Amém". Um "Amém" que compromete e nos impulsiona a prosseguir, crendo que servos uns dos outros, "por amor de Jesus", e tudo o que fazemos e,  simplesmente,  para irradiar a Luz do mesmo Cristo Jesus. "Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo."
Esperamos, portanto, a cada dia mais, rezar o amém ao Pai, com o Filho, sob a docilidade do Espírito Santo. Espírito que inspirou Teresa a rezar, a tratar com amizade a Jesus, a ser testemunha das suas "misericórdias" em verso e prosa, mas sobretudo, com a vida, num incansável anúncio.
Que o Amém de Santa Teresa, seja o nosso Amém. "Com este amém entendo eu, pois com ele se acabam todas as coisas, pede o Senhor que sejamos livres de todo o mal para sempre. E assim o suplico eu ao Senhor que me livre de todo o mal para sempre, pois não acabo de pagar o que devo, e pode ser, porventura, que eu me esteja a endividar cada dia mais. E o que não se pode sofrer, Senhor, é não poder saber ao certo se Vos amo, nem se os meus desejos são aceites diante de Vós, ó Senhor e Deus meu! Livrai-me já de todo o mal, e sede servido de me levar aonde estão todos os bens! Que esperam já, aqui na terra, aqueles a quem tendes dado algum conhecimento do que é o mundo, e os que têm viva fé no que o Pai Eterno lhes tem guardado?" (C 42,2) - 15° dia dos "Quinze dias com Santa Teresa" (Alma Carmelita)
Assim, coloquemo-nos "NAS MÃOS DE DEUS", rezando com a com Santa Teresa, nossa mãe e mestra: "Sou vossa, sois o meu Fim: Que mandais fazer de mim?" Façamos de sua poesia, neste dia quinze de outubro, a nossa oração:
"Soberana Majestade

E Sabedoria Eterna,

Caridade a mim tão terna,

Deus uno, suma Bondade,

Olhai que a minha ruindade,

Toda amor, vos canta assim:

Que mandais fazer de mim?

Vossa sou, pois me criastes,

Vossa, porque me remistes,

Vossa, porque me atraístes

E porque me suportastes;

Vossa, porque me esperastes

E me salvastes, por fim:

Que mandais fazer de mim?

Que mandais, pois, bom Senhor,

Que faça tão vil criado?

Qual o ofício que haveis dado

A este escravo pecador?

Amor doce, doce Amor,

Vede-me aqui, fraca e ruim:

Que mandais fazer de mim?

Eis aqui meu coração:

Deponho-o na vossa palma;

Minhas entranhas, minha alma,

Meu corpo, vida e afeição.

Doce Esposo e Redenção,

A vós entregar-me vim:

Que mandais fazer de mim?"

(Fonte: Obras Completas – Poesia II – Santa Teresa de Jesus - Edições Loyola, 2002).

                                         #AlmaCarmelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário