domingo, 17 de agosto de 2014

Vocação para a vida Consagrada: religiosos(as) e consagrados(as) seculares


CONGRESSO TERESIANO PELO V CENTENÁRIO DE SANTA TERESA
Representação de nossos religiosos, religiosas e seculares
 
 
Terceiro Domingo: 17 de agosto de 2014

         Amados irmãos e irmãs! Celebramos com grande alegria a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, reconhecendo as maravilhas que o Senhor operou na vida de sua humilde serva. Chamada a colaborar no plano de Deus e na história de nossa salvação, Maria tornou-se exemplo de serviço a Deus e aos irmãos e irmãs. Lembramos hoje, neste Terceiro Domingo, celebramos de modo particular, as vocações à vida religiosa, dos irmãos e irmãs consagrados, que doam suas vidas a serviço do Reino, testemunhando Jesus Cristo como discípulas e discípulos missionários. Hoje existem diferentes formas de vida consagrada, desde os que testemunham a fé em comunidades, apostólicas, contemplativas e monásticas, até os que, pessoalmente, se inserem nas realidades profissionais e evangelizadoras, e aí vivem sua consagração e missão. Recordamos aqui os inúmeros Institutos Seculares. (Abaixo - Fotos do X Congresso da Juventude Carmelitana - Julho de 2014)
  
                                          X CONGRESSO DA JUVENTUDE CARMELITANA - JULHO 2014

         O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem sua existência a serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. A origem da vida consagrada está, pois, no seguimento de Jesus Cristo a partir da profissão pública dos conselhos evangélicos. A referência vital e apostólica são os carismas de fundação. Sua função consiste em dar testemunho de santidade e do radicalismo das bem-aventuranças. Exige-se dos consagrados total disponibilidade e testemunho de vida, levando a todos o valor da vocação cristã. São sinais visíveis do absoluto de Deus através do sinal de Jesus Cristo histórico pobre, casto e obediente.

         A missão da vida consagrada, em suas diversas formas, tanto apostólica como contemplativa e monástica, tem um caráter evangelizador pela sua própria existência. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil dizem que a vida consagrada evangeliza na medida em que “vive radicalmente a experiência cristã e testemunha a entrega total no seguimento de Cristo”. Não só, o melhor serviço está na “força pastoral que lhe vem, sobretudo do fato de ser expressão do seguimento de Cristo no meio do Povo de Deus que é sinal de esperança para ele”. Dessa forma, a presença dos consagrados e consagradas em nossas comunidades é significativa e imprescindível, pelo que são e pelos serviços que prestam nos diferentes campos pastorais. Os religiosos e religiosas encontraram novas maneiras de viver em comunidade, inserindo-se e animando pastorais específicas e comunidades eclesiais. Portanto, em tudo a vida consagrada tem aprofundado sua consagração a Deus na vivência dos conselhos evangélicos em vista da construção do Reino.
                                            X CONGRESSO DA JUVENTUDE CARMELITANA - JULHO 2014
         Aqui representamos a ORDEM CARMELITA DESCALÇO SECULAR, com o caráter especial de sermos filhos e irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria, Esplendor e Formosura do Monte Carmelo, seguindo a Regra de Santa Teresa D'Ávila e São João da Cruz, como seus formadores, ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus e tantos outros Santos e Beatos.  Santa Teresa d’Ávila diz que amar verdadeiramente a DEUS “é dar o nosso amor em troca do seu!” (C.16,10), portanto quando encontramos a espiritualidade carmelitana, encontramos também muitos motivos para ser feliz, mesmo em meio aos sofrimentos e angústias da vida cotidiana. Ser membro da Ordem Carmelita Descalço Secular é viver o encontro com o Divino, é descobrir a cada dia novos caminhos para chegar ao cume: Jesus Cristo! Tal pertença nos impulsiona a testemunhar que ser CARMELITA SECULAR é estar a serviço Daquele com quem nos encontramos. Eis a missão!

·         Vamos rezar pelos religiosos e religiosas, pelos consagrados e consagrados, para que sejam entre nós sinais vivos e confiáveis do amor de Deus e de seu Reino. Com eles vamos formar a grande comunidade, que é a Igreja, em sua missão de evangelização. Ave Maria...

Estela Márcia - OCDS/Grupo São José de Petrópolis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário