terça-feira, 10 de julho de 2012

Homenagem Póstuma ao Fiel Pastor

           O Rio de Janeiro, o Brasil, e porque não dizer, o mundo, amanheceu hoje com a nota de falecimento de seu fiel pastor, D. Eugênio Salles. Se por um lado nos entristecemos, por outro nos alegramos pelo seu exemplo e testemunho de vida cristã e de vida ativa na Evangelização e nesta especial missão da Igreja. Mas estamos certos de que o Céu recebe hoje, de volta a casa Paterna, um dos grandes missionários de todos os tempos no Brasil.
            De D. Eugênio, todos nós temos muito a nos recordar desde as suas celebrações, quanto de sua Palavra de Pastor que nunca se calou frente às injustiças, inverdades e contratestemunhos da sociedade brasileira, e fundamentalmente carioca. Aliado da fé e da esperança, incansavelmente D. Eugênio viveu seu ministério episcopal e cardinalício em total obediência a Pedro, o Pastor de Roma. E com o lema paulino (2Cor 12,15: “De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”). Gastar-se pelo povo de Deus dando ao Senhor a sua total fidelidade, este homem de Deus deixa o mundo para gozar no Céu as promessas de Jesus Cristo a quem anunciou e testemunhou incansavelmente.
            Bem a propósito do Céu, no Evangelho de (Mt 9,32-38) que contemplamos Jesus diante das multidões compadecendo-se pelo seu cansaço e abatimento, e apresentamos as nossas orações por este servo que também em vida viveu o que aprendeu do seu Mestre. Assim agradecemos ao Senhor da Messe por tão nobre pastor que durante "tantos e todos" os anos de sua vida sacerdotal (praticamente 70 anos) dedicou-se intrepidamente a verdade do Evangelho, ao ensino progressivo da fé, da esperança e do amor na comunidade cristã e fora dela.
            Recebei Senhor o Vosso servo bom e fiel!   (Dom Eugênio de Araújo Sales/1920-1992)
Saudações Eternas!
Estela Márcia

             





           

Nenhum comentário:

Postar um comentário