“Assim como há zelo mau de amargura, que afasta de Deus e conduz ao inferno, assim também há um zelo bom, que separa dos vícios e conduz a Deus. É este zelo que os monges devem por em prática com amor ferventíssimo, isto é, antecipem-se uns aos outros em atenções recíprocas (cf. Rm 12,10). Tolerem pacientissimamente as sua fraquezas, físicas ou morais; rivalizem em prestar mútua obediência; ninguém procure o que julga útil para si, mas sobretudo o que é para o outro; ponham em ação castamente a caridade fraterna; temam a Deus com amor; amem o seu abade com sincera e humilde caridade; nada absolutamente prefiram a Cristo; e que ele nos conduza todos juntos para a vida eterna.”
(São Bento, Itália - séc. VI/Padroeiro da Europa)
Embora São Bento seja Pai da congregação Beneditina, ele é sempre será exemplo de fidelidade para todo cristão independente da congregação ou espiritualidade a que pratique. Pois ele, como tantos outros pais e mães na fé, serão sempre as bússolas para os que querem viver os ensinamentos cristãos.
Nosso Senhor Jesus Cristo se serviu desse apóstolo da oração e contemplação para ensinar o mundo que a via do amor - amai-vos uns aos outros como eu vos amo (cf. Jo 15,12), ainda é e sempre será o resultado de vida para todos os que o buscam na oração, no silêncio, na contemplação e na Sagrada Eucaristia o Amor de Deus. É conseqüência. Só se pode ser de Deus, se começar sendo todo(a) tendo uma vida fraterna real. É fácil? Com certeza que não. E o Senhor conhece os nossos limites e o mundo em que vivemos então, nos afirma que as tribulações do mundo são muitas e que venceremos como Ele venceu.
É por isso que Ele, o Senhor, suscitou tantos santos com regras de vida tão exigentes para nos mostrar que é possível ser diferente. Ser diferente que digo aqui é ser santo. Ser santo não é ir direto para o altar, mas é lutar para vencer os vícios que nos levam a pecar. É buscar como diz o nosso São Bento, tolerar com paciência as fraquezas do irmão, buscar agradar ao que julgar útil ao outro, ser fraterno (a) e saber obedecer com sinceridade e humildade ao(s) nosso (s) pastor (es). Tudo isso sempre. E sempre por amor a Deus, e aguardar, já neste mundo a eternidade para “todos juntos”.
Peçamos que São Bento interceda a Deus por nós e nossos irmãos, e, proteja-nos sempre com sua poderosa oração.
CURIOSIDADE:
Viveu como ermitão em uma gruta durante três anos em Úmbria. Atraiu devotos e acabou criando o Mosteiro de Monte Cassino, seguindo as regras beneditinas. Pregou o lema “ora e trabalha”. Morreu aos 67 anos.
Esta é a oração inscrita na Cruz-Medalha de São Bento: "Cruz de Santo Pai Bento. Que a Santa Cruz seja minha luz. Que o demônio não seja o meu guia. Afasta-te, Satanás. Não me persuadas a fazer coisas más. Aquilo que sugeres é mau. Bebe tu mesmo o teu veneno.” Em latim: "Crux Sacra sit mihi lux; non draco sit mihi dux; vade retro satana!; non suad mihi vana; sunt mala quae libas; ipse venena bibas."
Diz-se que a Cruz-Medalha de São Bento foi descoberta por ocasião da condenação de algumas bruxas, que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria ou encanto contra os moradores do mosteiro local. Intrigados com o fato, foram averiguar o que existia no mosteiro. Ao entrarem em uma das dependências, observaram entalhadas na coluna as imagens contidas nas Medalhas utilizadas ainda hoje. Observa-se ainda, que ao contrário da crendice popular, na frente da medalha não está a Cruz e sim a imagem do Homem de Deus, empunhando uma cruz e sua Regra. Após a morte de São Bento, um fiel seguidor do santo cria uma medalha na qual estão escritas iniciais de frases em latim, como se vê abaixo:
Na frente da medalha: "Ejus in obitu nostro praesentia muniamur" = Sejamos protegidos pela sua presença na ora de nossa morte. No verso:
CSPB = Crux Sancti Patris Benedicti (Cruz do Santo Pai Bento)
CSSML = Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz)
NDSMD = Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão o meu guia)
VRS = Vade retro, satana! (Para trás, satanás!)
NSMV = Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca seduzas minha alma)
SMQL = Sunt Mala Quae Libas (São coisas más que brindas)
IVB = Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno)
CSSML = Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz)
NDSMD = Non Draco Sit Mihi Dux (Não seja o dragão o meu guia)
VRS = Vade retro, satana! (Para trás, satanás!)
NSMV = Nunquam Suade Mihi Vana (Nunca seduzas minha alma)
SMQL = Sunt Mala Quae Libas (São coisas más que brindas)
IVB = Ipse Venena Bibas (Bebas do mesmo veneno)
São Bento, rogai por nós!
Estela Márcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário