domingo, 29 de julho de 2012

O PASTOR QUE NOS CONDUZ ...

,,, NÃO nos falta coisa alguma! Amém!
Estela Márcia

O SENHOR É O PASTOR QUE NOS CONDUZ!


“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, Restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmo 22, 1-6)

O salmo 22 é o eco da alma de todo aquele que precisa aumentar a fé e revigorar a esperança em Jesus Cristo nosso Pastor.
Sobre seus ombros, nós pobres ovelhas ora enfraquecidas e carentes, encontramos as forças necessárias para descansar e revigorar a caminhada. Acochegados em seus braços nos acomodamos para atravessarmos as noites escuras da alma e os dias solidários dos problemas. Seguros em suas mãos somos conduzidos pelos caminhos da virtude e do bem,  da soluções e das realizações. Como ovelhas que precisamos nos alimentar e suprir tantas necessidades sendo fortalecidas pelo simples fato de estarmos em Sua companhia.
Somos convidados pelo salmista a declarar nossa toal CONFIANÇA de que temos um Pastor. Que é Este Pastor que supre todas as nossas carências espirituais, físicas, materiais, afetivas e efetivas. E com Ele, Senhor e Pastor de nossas vidas nada nos falta, Tudo é providenciado, seja o trabalho ou o descanso, todas as providências são por Ele preparadas.  
Do Seu perfume - que exala de Seu Espírito que é Santo, tudo em nós se enche, transborda e se transforma. Os medos e temores acabam. Os antes inimigos, tornam-se amigos, o que antes era difícil, torna-se fácil, o que era problema, transforma-se amadurecimento.
Com Jesus, nosso Pastor, a bondade e a misericórdia deixarão ser algo somente divino, pois com Ele a nos conduzir NADA nos faltará ... porque Ele TUDO nos dará, nos fará e nos ensinará, E assim, habitaremos “na casa do Senhor por longos dias”.
         Oração:
Muito obrigada Senhor Jesus Cristo, nosso Pastor e Guia!
Obrigada por nos carregar em Seus ombros, acolher em Seus braços e conduzir-nos pelas Suas mãos!
Obrigada por conduzir-nos pelos retos caminhos de Vossa Palavra e pela unção de CONFIANÇA que este salmo, inspirado por Vosso Espírito Santo, deu a nossa oração!

Façamos um voto pessoal de oração diária:
“O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ!”
Também por nós e pelos nossos:
“O SENHOR É NOSSO PASTOR, NADA NOS FALTARÁ!!!
Amém!
Estela Márcia



sábado, 28 de julho de 2012

A Vida Carmelita

ORIGEM DA ORDEM CARMELITA

        A Ordem dos Carmelitas tem por propósito especial o culto da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e pretende ter origem nos tempos do profeta Elias.

·        Na Ordem Carmelitana é guardada a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido o símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador. Diz mais a tradição, que os discípulos de Elias, em lembrança daquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelo, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o título Servas de Maria.

·        Santa Teresa, a grande Santa da Ordem Carmelitana, reconhece no profeta Elias o fundador da Ordem. As visões da bem-aventurada Ana Catarina Emerich sobre a vida de Maria Santíssima, ocupam-se minuciosamente da Congregação dos Servos de Maria, no Antigo testamento.

·        Segundo uma piedosa tradição, autorizada pela liturgia, no dia de Pentecostes, um grupo de homens, devotos dos santos profetas Elias e Eliseu, preparado por São João Batista para o Advento do Salvador, abraçaram o cristianismo e erigiram no Monte Carmelo um santuário à Santíssima Virgem, naquele mesmo lugar, onde Elias vira aparecer aquela nuvenzinha, anunciadora da fecundidade da Mãe de Deus. Adotaram eles o nome de Irmãos da Bem-Aventurada Maria do “Monte Carmelo”.


SANTA TERESA E A ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS

         A Ordem dos Carmelitas Descalços (ou, simplesmente, Carmelitas Descalços, O.C.D.) é um ramo da Ordem do Carmo, formado em 1593, que resulta de uma reforma feita ao carisma carmelita elaborada por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz. Este ramo divide-se em três diferentes tipos de família carmelita: os padres ou frades, as freiras contemplativas de clausura monástica e os leigos consagrados. No caso particular dos leigos Carmelitas Descalços, dá-se-lhes o nome de Carmelitas Descalços Seculares.

·        No século XVI, Santa Teresa de Ávila iniciou um processo de reforma ao carisma carmelita. Fez um voto de que haveria de seguir sempre o caminho da perfeição, e resolveu mantê-lo o mais próximo possível daquilo que a Regra do Carmo permitia.

·        Numa noite do mês de Setembro de 1560, Teresa de Ávila decidiu reunir um grupo de freiras na sua cela e, tomando a inspiração primitiva da Ordem do Carmo e a reforma descalça de São Pedro de Alcântara, propôs-lhes a fundação de um mosteiro de tipo eremítico.

·        Em 1562 é, então, fundado um novo mosteiro (que foi especialmente dedicado a São José). Por seu lado, em Duruelo, São João da Cruz e António de Jesus fundaram também um novo e primeiro convento masculino destinado aos frades Carmelitas Descalços.

·        Em 1593, o Papa Clemente VIII concedeu total autonomia ao ramo dos Carmelitas Descalços (separando o seu carisma do carisma do ramo dos Carmelitas da Antiga Observância, desde então também chamados de Carmelitas Calçados para que melhor se pudesse estabelecer a diferença).

VIDA CARMELITA

         Para um carmelita descalço, a oração é um momento profundamente teológico. É guiada pela experiência de vida e pelos ensinamentos deixados por Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, e ainda seguida pelo mesmo exemplo deixado por outros santos carmelitas como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, Santa Isabel da Trindade, Santa Teresa de Jesus dos Andes, e mártires como Santa Teresa Benedita da Cruz entre outros. Cada dia é marcado pelo silêncio (para que se possa criar um ambiente adequado a uma casa de oração) e, além da celebração diária da Liturgia das Horas, pelo menos duas horas ficam reservadas para uma oração silenciosa e ininterrupta.

·        A vida no Carmelo deve ser sempre bem equilibrada: as comunidades masculinas e femininas de religiosos carmelitas deverão manter-se razoavelmente pequenas para que se possa criar uma genuína atmosfera de fraternidade e de partilha.

·        As comunidades masculinas de padres ou frades carmelitas possuem um carisma contemplativo e apostólico (à semelhança de Jesus que viveu a oração no deserto e o ministério da piedade junto das multidões).

·        As freiras carmelitas descalças possuem um carisma essencialmente contemplativo e clausural.

·        Em ambos os casos, porém, o seu projeto de vida enquanto Carmelitas Descalços é, primeiramente, prestarem um serviço à Igreja inteira.

·        De resto, a sua vida é igualmente marcada por um compromisso sério de estudo e conhecimento do coração humano, e marcada pela crescente sensibilidade pessoal e espiritual.


 






segunda-feira, 23 de julho de 2012

Nossas orações pela JMJ RIO 2013, ao lado de nossos Patronos e Intercessores!

PATRONOS:
  NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Protetora da Igreja e das famílias!
Biografia
No ano 1717, três pescadores, ao lançarem a sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Devido aos muitos milagres realizados e aumento da devoção foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 e anos depois foi erguida, em sua homenagem, uma grande basílica que acolhe milhões de peregrinos todos os anos. A JMJ a invoca como Protetora da Igreja e das famílias!
Oração
Mãe de Deus e Senhora minha, rogai incessantemente por minha família que hoje consagro a vós! Amém.

 SÃO SEBASTIÃO
Soldado e mártir da fé!
Biografia
Sebastião preferiu a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar e, por esse motivo, foi expulso dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano no ano 300. Vemos destacar-se na vida do Santo a sua valentia e amor ao Senhor Jesus. A JMJ o invoca como Soldado e mártir da fé!
Oração
Que vossa intercessão alcance-me a graça de obedecer mais a Deus do que aos homens, tornando-me um soldado de Cristo. Amém.

  SANTO ANTÔNIO DE SANTANA GALVÃO
Arauto da paz e da caridade!
Biografia
Nasceu em Guaratinguetá em 1739. Da família com grandes recursos e possibilidades, renunciou a tudo e ingressou na ordem Franciscana. Pregador da paz e da caridade com palavras e obras, tornou-se modelo de entrega. Seus milagres começaram ainda em vida, distribuindo pílulas feitas por suas próprias mãos, que geravam grandes curas. O invocamos como arauto da paz e da caridade!
Oração
Intercedei para que, a vosso exemplo, eu promova a paz e a caridade em todos os momentos de minha vida. Amém.
  SANTA TERESA DE LISEUX
Padroeira das missões!
Biografia
Santa Teresinha do Menino Jesus nasceu na França, em 1873. Aos 15 anos, entrou num Mosteiro Carmelita, lugar onde viveu com humildade, simplicidade sua plena confiança em Deus. Foi proclamada padroeira das missões em 1927, por seu profundo desejo de ser missionária e sua disposição de oferecer tudo pelo bem dos demais. A JMJ a invoca como Padroeira das missões!

Oração
Concedei-me, por vossa intercessão, o ardor missionário para levar Jesus a todos os povos! Amém.


BEATO JOÃO PAULO II
Amigo dos jovens!
Biografia
O Papa João Paulo II, o Grande, foi o criador da Jornada Mundial da Juventude em 1984. Considerado como o Papa dos jovens esforçou-se no diálogo com eles e convidou-os a reconhecer o seu lugar e missão dentro da Igreja. Seu pontificado foi duradouro e ajudou a conduzir os cristãos, tendo como base as inspirações do Concilio Vaticano II. Lutou até o último momento de sua vida compartilhando conosco sua felicidade de entregar-se totalmente a Cristo e à Virgem Maria. O invocamos como amigo dos Jovens!
Oração
Confio-me a vossa intercessão a fim de viver sinceramente a amizade com Cristo e com os irmãos. Amém.

INTERCESSORES:

SANTA ROSA DE LIMA
Fiel à vontade de Deus!
Biografia
Isabel Flores nasceu em Lima, Peru, no ano 1586. Foi apelidada de Rosa pela beleza de seu rosto. Foi a primeira santa do continente americano e se destacou de maneira especial por sua intensa vida de oração e penitência. Experimentou muitas dificuldades em sua vida e, diante delas, soube manter uma extraordinária serenidade, imitando a Cristo pobre e crucificado. Pedimos sua intercessão para que sejamos fiéis à vontade de Deus!
Oração
Auxiliai-me na busca da fidelidade aos planos de Deus para minha vida. Amém.

BEATO PIER GIORGIO FRASSATI
Amor ardente aos pobres e à Igreja!
Biografia
Nasceu em Turim, em 06 de abril de 1901, e ao nascer, apresentava deficiências respiratórias, por isso foi imediatamente batizado. Revelou-se um amigo dos pobres, vendo neles o próprio Cristo. Com 18 anos inscreveu-se na Confraria do Rosário de Pollone e na Conferência de São Vicente de Paulo. Sempre amou os humilhados, dedicando a sua vida a fazer-lhes bem. Seu coração foi destinado aos outros. Nós o reconhecemos como alguém que ardentemente amou os pobres e a Igreja.
Oração
Intercedei por mim para que, nas muitas escolhas da vida, eu dê preferência ao serviço de amor a Deus e aos irmãos! Amém.

BEATA CHIARA LUCE BADANO
Toda entregue a Jesus!
Biografia
Nasceu em Sassello, Italia, no ano 1971. Aos 10 anos de idade vive uma experiência forte de encontro com Deus que muda a sua vida e a de seus pais. Desde este momento decide viver com radicalidade o Evangelho, buscando amar a todos aqueles que a rodeiam. Aos 18 anos lhe diagnosticam um tumor ósseo. Vive com grande valentia cada uma das etapas de sua dolorosa doença. Nós a invocamos pela sua entrega total a Jesus!
Oração
Ajudai-me a vencer os desafios próprios da juventude para que minha vida seja entregue sem reservas a Jesus Cristo. Amém.
  BEATO FREDERICO OZANAM
Servidor dos mais pobres!
Biografia
Nascido em Milão, Itália, cresceu em um ambiente de profundo espírito de caridade, sobretudo pelo exemplo de seus pais. Apaixonado pelas questões existenciais e espirituais dedicou-se ao estudo da filosofia, de onde encontrou argumentos para sustentar o compromisso social dos católicos. Morreu em 1853, aos 40 anos, deixando o precioso legado das Conferências Vicentinas e a certeza de ter feito a vontade de Deus em sua vida. Nós o invocamos como servidor dos mais pobres.
Oração
Pela vossa intercessão, possamos viver a verdadeira partilha em favor dos mais necessitados e no auxílio aos que sofrem. Amém.

BEATO ADÍLIO DARONCH
Amigo de Cristo!
Biografia
Nasceu em outubro de 1908 em Dona Francisca, em uma família de modestas condições numa isolada localidade no interior do Brasil. Desde pequeno gostava muito de rezar e ajudar nas missas. Aos dezesseis anos morreu assassinado, juntamente com o Pe. Manuel Gómez González, por obra de alguns revolucionários que encontraram na estrada durante uma viagem para visitar as comunidades cristãs mais distantes. Nós o invocamos por sua forte amizade com Cristo!
Oração
Que a exemplo de vossas virtudes, sejamos recebidos entre os amigos de Cristo, nesta vida e na que há vir! Amém.

SANTA TERESA DE LOS ANDES
Contemplativa de Cristo!
Biografia
Nasceu no Chile no ano 1900. A partir dos 6 anos participava, quase diariamente da Santa Missa. Sua constância na Eucaristia revela sua sede interior de encontrar-se com Cristo. Muitos dizem que antes de entrar no Carmelo, aos 17 anos, já vivia uma vida Santa que atraía as almas para Deus. Sempre foi consciente de que a sua oração e sacrifício eram capazes de melhorar e purificar o mundo. Hoje no seu túmulo encontramos a sua frase: “O amor é mais forte”. Pedimos a sua intercessão para que aprendamos a ser contemplativos de Cristo!
Oração
Ajudai-me a encontrar em minha alma o desejo de adorar e glorificar a Jesus sem cessar. Amém.

BEATO JOSÉ DE ANCHIETA
Apóstolo do Brasil!
Biografia
Nasceu em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário ao Brasil. Foi ordenado sacerdote em 1566 e ocupou o cargo de superior de comunidades e provincial de toda a missão no Brasil, trabalho que foi realizado com grande sabedoria e segurança. Faleceu no ano 1597 e recebeu o qualificativo de “apóstolo do Brasil”. Nós, jovens da JMJ Rio 2013, o invocamos do mesmo modo!
Oração
Que por vosso exemplo, possamos multiplicar os frutos da ação missionária em nosso país. Amém.

BEATO ISIDORO BAKANJA
Mártir do escapulário! 
Biografia
Isidoro nasceu em torno de 1890, em Bokendela, no Congo. De vida muito pobre trabalhou já na infância como lavrador no campo. Seu batismo, em 1906, foi a partir do seu encontro com missionários carmelitas que doaram a ele um rosário e o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Muito devoto da Virgem Maria, alegremente rezava e cantava enquanto trabalhava. Uma vez, impedido de fazê-lo, decide abandonar seu posto, mas sem acolher o mandato de abandonar os sinais visíveis de sua fé. Foi chagado em suas costas com açoites e morre por não resistir aos ferimentos. Nós o invocamos como mártir do escapulário.
Oração
Que a exemplo de vossa fé, sejamos fortalecidos diante das adversidades da vida e entregues à proteção da Virgem Maria, nossa Mãe. Amém.

BEATA IRMÃ DULCE
Embaixadora da caridade!
Biografia
Nasceu em 1914 em Salvador e desde jovem demonstrou um profundo espirito de caridade. Destacou-se pela perseverança e o esforço por dar atenção aos doentes e teve como princípio nunca fechar a porta a uma pessoa necessitada de sua ajuda. Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fundou associações e inaugurou colégios e hospitais. Nós a invocamos como Embaixadora da Caridade!
Oração
“Anjo bom do Brasil” intercedei por nós para que sejamos capazes de partilhar alegremente os bens recebidos com os irmãos mais necessitados. Amém.

SÃO JORGE
Combatente contra o mal!
Biografia
Segundo tradição da Igreja, foi um militar do Império Romano no tempo de Diocleciano. Converteu-se ao Cristianismo e, por esse motivo, foi torturado e decapitado. Desde o século IV, foi venerado em toda a Igreja como mártir de Cristo. A tradição o apresenta como quem enfrenta o dragão, simbolizando a fé firme. Alguém que triunfa sobre a força do maligno. O invocamos como combatente do mal!
Oração
Que por vosso exemplo, sejamos fortalecidos na fé e corajosos diante das ações do maligno, aguardando a vitória que vem de Cristo. Amém.

BEATA LAURA VICUÑA
Mártir da pureza!
Biografia
Nasceu no Chile, em 1891. Aos 10 anos de idade fez a sua Primeira Comunhão e, a partir deste momento, fez o propósito de amar a Deus com todas as suas forças. Esforça-se por tornar a Jesus conhecido e por reparar as ofensas contra Ele. Vendo a sua mãe em situação de pecado, ofereceu sua vida em troca de sua conversão. Foi tomada por uma grave enfermidade e chamada à presença de Deus aos 12 anos. Invocamos sua intercessão como mártir da pureza!
Oração
Obtende as graças de que necessito e ajudai-me a aderir com o coração puro e doce à vontade do Pai. Amém.

SANTO ANDRÉ KIM E SEUS COMPANHEIROS
Mártires da evangelização!
Biografia
No início do séc. XVII a fé cristã chegou pela primeira vez à Coréia. Um grupo fervoroso contava com a direção espiritual do Padre André Kim, primeiro presbítero dessa comunidade. Em 3 perseguições entre os anos 1839 e 1866 morreu junto a outros 102 companheiros mártires, consagrando com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja coreana. Os invocamos como mártires da evangelização!
Oração
Rogai incansavelmente por mim, para que eu esteja sempre unido a Cristo e seja perseverante na fé, pois quero levar a verdade a todas as nações. Amém.

BEATA ALBERTINA BERKENBROCK
Virtuosa nos valores evangélicos!
Biografia
Nasceu em Santa Catarina em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o seu próximo. Nós a invocamos como virtuosa nos valores evangélicos!
Oração
Conquistai, em nosso favor, a alegria de perseverarmos no caminho da vivência dos valores do Evangelho. Amém.
 NOSSA ORAÇÃO

        O momento é de oração de louvor e agradecimento ao Senhor e Deus Pai que do alto de Sua Eterna Majestade está concedendo a nós Igreja a beleza deste evento mundial. E com Jesus Cristo Seu Filho único que do alto de sua eterna entrega ao Pai, nos concede a Graça de Seu Espírito Santo para podermos testemunhar o Seu Santo Nome diante deste mundo carente de valores cristãos!

         Pai Santo em Nome de Jesus Cristo, na unidade de Vosso espírito Santo acolhei as nossa orações por esta Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Rio de Janeiro em união com o Vosso Sumo Pontífice, papa Bento XVI!

         Acolhei Senhor as nossas orações em união com a Santíssima Virgem Maria, a Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e com todos os patronos e intercessores do céu e da terra!

         Vinde Senhor, em auxílio a todas as Comissões organizadoras deste evento, seja na arquidiocese do Rio de Janeiro ao lado de Dom Orani Tempeste, seja em cada Paróquia deste país, e sobretudo, a partir do Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, perpassando pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva!

           E visitai, ó Senhor Deus, a cada jovem e cada família, com a Graça do Espírito Missionário que capacita a todos a sermos fiéis ao Vosso Evangelho e ao Vosso Chamado! Glória ... Amém! N.S. Aparecida, rogai por nós!    -    Estela Márcia.

                          

 

 


 


 

Faltam exatamente 'UM ANO'!

Igreja do Brasil e do mundo, na 6ª feira, dia 20 de julho de 2012, foi divulgada a oração oficial de intercessão à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Oremos todos juntos!
Somos chamados a comunhão dos santos ao lado dos Patronos e Intercessores desta JMJ 2013!

Oração Oficial da Jornada Mundial da Juventude
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede-nos as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio. 
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o Esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo. Amém

"Lembrai-vos"

Lembrai-Vos, ó piedosíssima Virgem Maria,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles
que tendo recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência,
e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança,
a Vós, Virgem entre todas singular,
como a Mãe recorro,
de Vós me valho e,
gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro aos Vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas,
ó Mãe do Filho de Deus encarnado,
mas dignai-Vos
de as ouvir propícia
e de me alcançar o que Vos peço. Amém!.
(Oração de S. Bernardo a Nossa Senhora)

domingo, 22 de julho de 2012

A Vida Monástica

A Vida monástica é um grande dom de Deus para a Igreja. Desde o início da pregação do Evangelho, não faltaram homens e mulheres que se renderam ao convite de Jesus: “se queres ser perfeito...” (Mt 19). Esta inquietação de sempre desejar fazer algo a mais por Deus é a vocação para a vida monástica. Quem a tem, abandona o mundo e deixa tudo para viver somente para o Senhor. No Carmelo, podemos encontrar uma belíssima forma de servirmos a Deus e buscarmos a santidade. A tradição carmelitana consagrou duas finalidades desta vida: alcançar a pureza do coração e gozar as delícias de Deus. “Esta vida de perfeição religiosa encerra dois fins: um nós podemos alcançar com o nosso esforço e o exercício das virtudes, e o outro, ajudados pela graça divina. O primeiro consiste em oferecer a Deus um coração santo e limpo de toda mancha atual de pecado. O outro fim desta vida é dom totalmente gratuito de Deus e que Ele comunica à alma. Consiste em, não somente depois da morte, mas também nesta vida mortal, já experimentar no afeto do amor e do gozo da luz do entendimento algo do poder da presença de Deus e do deleite da eterna glória.” (Livro da Instituição dos Primeiros Monges).
                                                                                Estela Márcia (Adaptação)
                                                                                     

sábado, 21 de julho de 2012

Oração de unção, louvor, agradecimento, entrega e abandono em Deus

“Para uma grande Graça sempre acompanha uma grande provação e uma grande tribulação. Para a provação, ore, louve e glorifique (a Deus). Para a tribulação, ore, batalhe e permaneça com os joelhos em terra e a boca no pó.”
                                                    (Alocução interior às 7:20h.-manhã de sábado)
            A Verdade de Vossa Palavra está jamais se Vos desdizer, Senhor! Sois o mesmo ontem, hoje e sempre, vai nos dizer o livro de Hebreus no capítulo 13!
            Em todos os tempos, seja no AT ou no NT., seja no tempo dos juízes ou dos reis, dos patriarcas ou dos profetas, a Vossa Graça sempre acompanhou aqueles que se fizeram Vossos, servos e amigos, e ... filhos.
            Eu creio Senhor, que as dores deste tempo presente são uma preparação para as Grandes Graças que viveremos em Glória ao Vosso lado eternamente – como nos ensina a Vossa Igreja!
            Venha sempre permitindo-nos viver da fé! Essa fé que nos faz dobrarmos os joelhos em adoração e a coluna em abandono total a Vossa Vontade que é Soberana.
            Permita-me(nos) ser aquilo que quereis sem jamais pensarmos que somos ou fazemos as coisas por nós mesmos – quando na verdade é por Vossa Graça que somos ou fazemos algo, vai nos ensinar Santo Tomás de Aquino.
            Realize sempre o Vosso querer que ultrapassa o nosso entendimento, seja na aventura ou na desventura da vida, ó Pai Santo! Santificado seja sempre os caminhos de provação e/ou de tribulação, a fim de que o amadurecimento nesta vida presente esteja preparando-nos algo muito maior na vida futura, ó Soberano Deus e Senhor!
            Grande e Poderoso é o Vosso Nome em toda a terra! Soberana seja sempre a Vossa Vontade que nos abraça e nos faz reféns de uma Grande História de Amor Convosco! A Vossa Fidelidade e Misericórdia me (nos) tem feito dar passos largos e alçar vôos muito altos na entrega a Vossa Vontade.
Receba a minha vida e de minha família neste eterno gozo espiritual, a fim de podermos prosseguir com a “determinação” de Teresa, a “pequena via do amor” de Teresinha e a Cruz que abraçou São João da Cruz! Acolha, ó Jesus, neste abraço eterno desta manhã a entrega que Vos faço com o Pai, no Espírito de Vosso Amor, a fim de que, abraçados por Vós, vivamos a cada dia mais , unicamente da fé, da esperança e do amor que nos torna pertença Vossa!
Venha comigo, venha conosco e com todos os que amamos e intercedemos ou que estiverem tomando posse desta oração, Senhor!
Glórias sejam dadas a Vós que recebe-nos com a cruz na mão, a fé no coração e os olhos fitos no Céu!
Com Maria nossa Mãe Santíssima, com os anjos e santos Vos consagro esta Oração de unção, louvor, agradecimento, entrega e abandono em Deus, não pelo que tens feito, mas muito mais pelo que tens concedido-me (nos) experimentar no abandono a Vossa Vontade no calor de Vosso abraço!
Convosco queremos e precisamos estar Senhor, para jamais mendigar do que o mundo tem para dar, pois tudo o que temos e somos é Vosso, e nada temos e somos sem a Vossa Graça e o Vosso Amor.    
Nós Vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!
Graças e Louvores sejam dadas, a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!
                                                                                  Estela Márcia


        

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A PALAVRA DE DEUS É EFICAZ!

            Amados irmãos, estamos vivendo nestes últimos tempos, uma crise de impiedade muito grande. O homem por querer viver sua “própria verdade”, acaba por afastar-se da “Verdade de Deus”.

            Quando Jesus insinuava suas despedidas para com os discípulos, eis que Tomé lhe perguntou sobre o caminho, pois o Mestre, acabara de lhes fazer uma promessa, “Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. E vós conheceis o “Caminho” para ir aonde vou” (Jo 14, 3-7).  E Tomé que desejou ardentemente conhecer o Caminho, Jesus lhe diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

            Como Tomé, que conviveu com o Mestre, ainda não havia percebido a Verdade, muitos de nós vive este sério drama. E acaba por, pensar encontrar em si as respostas que só Deus pode dar.

            Mas, em contraproposta as verdades pessoais, Deus faz conosco suas duas Grandes Alianças, a primeira, do Antigo Testamento com Moisés que nos concedia a Lei, a segunda do Novo Testamento enviando seu Filho Jesus, nos concedendo o Amor. O Pai já desejava em seu sentimento eterno, nos mostrar o Caminho para a Verdade.

            Sim, irmãos, o Caminho em busca da Verdade está no Coração de Deus, em Suas Santas Inspirações, e a todos nós é possível conhecê-la, basta que nós aprendamos a mergulhar na Escritura Sagrada, nos Testamentos que trazem as Verdades que alimentam a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor.

            Os caminhos que o homem está vivendo, neste século, acabam por levá-lo a perdição, por cair no egoísmo, no desamor, nas paixões desenfreadas, na cegueira do orgulho, da deslealdade, e de tantos e tantos frutos de uma forte crise de impiedade.

            Ao cristão, como também, a todos os que desejarem, como Tomé, conhecer o Caminho que leva ao Pai, basta começar a viver a “Escritura, como sustentáculo da fé”.

            Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.  Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.”   (II Tim 3,16-17).

            Ao compreendermos que na Palavra de Deus, encontramos ensino, repreensão, correção, formação, justiça e amor, tudo em nossa vida começa a mudar.

            A Igreja, nestes tempos vem exortando, vem conclamando aos cristãos, a “assídua leitura e o cuidadoso estudo”, para que “pela freqüente leitura das divinas Escrituras, alcancemos o bem Supremo:  “O conhecimento de Jesus Cristo” (Fl. 3,8).  Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo (Dei Verbum 24 e 25).

            Não podemos ficar “como crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina” (Ef. 4,14). Isso porque, quando as tribulações aumentam, o ser humano fraqueja, o cristão católico fraqueja, e, não conhecendo a Palavra de Deus, fica ao sabor das ondas fortes das dificuldades, que acaba se tornando presa fácil a qualquer sopro de religião.  E a primeira que aparece, o seduz com suas pregações, orações e respostas.  Respostas estas, que sempre lhe tiveram a disposição na Doutrina Católica, na Igreja de Jesus Cristo, mas negligenciada por desinteresse, por falta de amor à Verdade conhecida.

            Amados, procuremos buscar mais na Palavra de Deus, sua eficácia para todas as situações que nos envolverem, sejam elas: dificuldades no matrimônio (Mt 5,27-32), com os filhos, com os pais, com os patrões (Ef 6,1ss), com a fé, com a comunidade...  Saiba, Deus tem sempre uma resposta verdadeira para você.

            Não espere a dificuldade chegar, busque antes, arme-se antes, “Ficai alerta, à cintura cingida com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão. Embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a Espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus”  (Ef. 6,14-17).

            E como São Paulo, “eu agora vos encomendo a Deus e a Palavra de Sua Graça” (Atos 20,32),  por meio de Jesus Cristo.  “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida” (Jo. 6,63). Amém ! !

                                                                                                        Estela  Márcia

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O ESCAPULÁRIO...É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre"."...é um pacto de paz e amizade que faço contigo e todos os carmelitas...".

O Escapulário do Carmo, enquanto dádiva da Santíssima Virgem, é símbolo de uma consagração.
Foi a própria Mãe de Deus que aludiu a essa consagração, quando disse a São Simão Stock, na gloriosa madrugada de 16 de julho de 1251:
"...é um pacto de paz e amizade que faço contigo e todos os carmelitas...".
É como se dissesse: quero que este pacto que faço convosco, fundamentado em eterna amizade,seja expresso pelo meu Escapulário, como símbolo da consagração que fazeis a mim ao recebê-lo.

O que significa a palavra ESCAPULÁRIO
Do Latim: * SCAPULARIU < scapulla, espádua.
Tira de pano, pendente do pescoço, usado por certos religiosos e religiosas que o trazem por cima do hábito.
SURGIMENTO DO ESCAPULÁRIO
Foi na madrugada do dia 16 de julho de 1251 que Nossa Senhora apareceu ao santo carmelita inglês, São Simão Stock, e entregou-lhe o miraculoso Escapulário do Carmo.
São Simão Stock era, naqueles tempos, Superior Geral da Ordem dos Carmelitas. Ele se encontrava numa situação aflitiva, pois sua Ordem passava por dificuldades muito sérias, sendo desprezadas, perseguida e até ameaçada de extinção.
Homem de uma fé viva, São Simão não cessava de implorar socorro à Santíssima Virgem, e pedia também um sinal sensível de que seria atendido.
Comovida pelas súplicas angustiantes deste seu fervoroso filho, Nossa Senhora lhe trouxe do Céu o santo Escapulário e dirigiu-lhe estas palavras:
"Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário de tua Ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas".
"Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos, aliança de paz e pacto para sempre".
A partir dessa misericordiosa intervenção da Mãe de Deus, a Ordem carmelita refloresceu em todo o mundo! E o Escapulário passou a percorrer sua milagrosa trajetória, como sinal de aliança de Nossa Senhora com os Carmelitas e com toda a humanidade.
Setenta anos mais tarde, Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII e lhe fez nova promessa, considerada como complemento da primeira:
"Eu, como terna Mãe dos Carmelitas, descerei ao purgatório no primeiro sábado depois de sua morte e os livrarei e os conduzirei ao Monte Santo da vida eterna."
Essa segunda promessa de Nossa Senhora deu origem à célebre Bula Sabatina do Papa João XXII, publicada em 03 de março de 1322, confirmada posteriormente por vários Sumos Pontífices como Alexandre V, Clemente VII e Paulo III.
De início, o Escapulário era de usa exclusivo dos religiosos Carmelitas. Mais tarde, a Igreja, querendo estender os privilégios e benefícios espirituais desse uso a todos os católicos, simplificou seu tamanho e autorizou que sua recepção ficasse ao alcance de todos.

PRIVILÉGIOS DO ESCAPULÁRIO
"Não, não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça nossa predestinação tão certa..."
(São Cláudio de la Colombière, S.J.)
1. É um sinal de aliança com Nossa Senhora. Por seu uso, exprimimos nossa consagração a Ela;
2. É um sinal de salvação. Quem morrer com ele não padecerá o fogo do inferno;
3. A Santíssima Virgem livrará do purgatório, no primeiro sábado depois da morte, todos os que o portarem;
4. É um sinal de proteção em todos os perigos.

A VOZ DA IGREJA
Destacam-se entre os Papas devotos do Escapulário Inocêncio IV, João XXII, Alexandre V, Bento XIV, Pio VI, Clemente VII, Urbano VII, Nicolau V, Sixto IV, Clemente VII, Paulo III, São Pio V, Leão XI, Alexandre VII, Pio IX, Leão XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI e Pio XII, que com bulas apostólicas aprovaram os seus privilégios, e cumularam de favores as Confrarias do Carmo.
As declarações dos Papas, são expressões as mais autorizadas do autêntico pensar da Igreja. Eles não têm apenas dado o exemplo, usando o hábito do Carmo. Eles estimularam e aconselharam a usá-lo e premiaram esta devoção.
Podemos citar entre os nomes dos santos que usaram o Escapulário, os de S. Afonso, S. Pedro Claver, São Carlos Borromeu, São Francisco de Salles, S. João Vianney, B. Batista Mantovano, S. Pompilio Pirrotti, S. João Bosco, Sta. Teresa, Sta. Terezinha, S. João da Cruz, Sta. Maria de Jesus, Edith Stein...

IMPOSIÇÃO DO ESCAPULÁRIO

O Escapulário do Carmo compõe-se de duas peças, entre si.
Somente o primeiro Escapulário precisa ser bento e imposto por um sacerdote.
Tanto essa bênção como a imposição valem para todos os outros Escapulários que substituírem o primeiro.
Uma vez tendo-o recebido, devemos usá-lo sempre e continuamente.
Imposição - O sacerdote benze o Escapulário e o impõe, dizendo:
"Recebe este santo Escapulário como sinal da Santíssima Virgem Maria, Rainha do Carmelo, para que, com seus méritos, o uses sempre com dignidade, seja tua defesa em todas as adversidades e te conduza à vida eterna."




CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO
       
         Ave cheia de Graça, o Senhor é contigo! Ave cheia de Graça, o Senhor está no silêncio do Carmelo e do vosso Coração! Ave Rainha e Esplendor do Carmelo! Ave Senhora da Vinha do Senhor!
        Recebei no silêncio de vosso coração Imaculado todas as intenções que neste dia vos apresentamos! Recebei as intenções de santidade da Igreja e das famílias! Acolhei a todos os nós que vivemos o apelo do mundo relativizado, e ensinai, com a vossa docilidade esponsal ao Espírito Santo, a lutar contra tudo que nos impede de fazer a Vontade de Deus! Ó Esplendor do Carmelo, mostrai-nos o caminho do bem e da justiça, do amor e da paz! E recebei  as dores e enfermidades deste mundo, suas infidelidades e apostasias e dai-nos experimentar contigo as alegrias da cura e da consolação de vosso Filho Jesus! Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte! N.S.do Carmo, rogai por nós!    Amém!
                         Estela Márcia