domingo, 1 de dezembro de 2013

O Sentido do Advento


O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a"), é um tempo de preparação e alegria, de esperança e expectativa, onde nós cristãos aguardam o Nascimento de nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus que vem habitar no meio de nós.  É o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal do Senhor, a segunda maior festa cristã, pois a primeira é a Páscoa, ou seja a Ressurreição de Jesus. Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). A Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico). Podemos dizer então que Advento...

Estrutura o Tempo do Advento

·         O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade do Natal.

·         Ele começa na tarde (1ª Vésperas) do primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal.

·         Ele possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos.

·         O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal.

·         O tempo do Advento se divide em duas partes. A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre da segunda vinda de Jesus. A segunda, os dias que antecedem o Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de Jesus em Belém.

As figuras Bíblicas principais do Advento

·         Dois personagens bíblicos importantes na celebração do Advento: Maria e João Batista.

·         Ela, a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.

·         Ele, porque foi o precursor do Messias.

·         Ela, modelo de humildade, obediência e fé na Palavra de Deus.

·         Ele, modelo de esperança nas promessas de Deus.

·         Ela, modelo do coração que sabe acolher e gerar a Palavra do Pai, Jesus.

·         Ele, modelo de ação, anúncio e preparação da chegada da salvação.

·         Em ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.

A Espiritualidade do Advento (é marcada por algumas atitudes básicas) Estar “Atentos e vigilantes”

1.       Preparação para receber o Cristo: A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos cerca e nos empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de Deus que quer restaurar todas as coisas.

2.       Oração: “Orai a todo momento”.

·         Este tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida de oração. Tempo de dedicação a Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), assim o cristão vivência e penetra no Mistério do Natal.

·         A leitura orante: A Sagrada Escritura nos coloca em contato com as profecias de salvação do Antigo Testamento; com a expectativa que os cristãos da Igreja primitiva tinham da Parusia; com os eventos principais que antecederam o nascimento de Jesus.

·         A recordação dos eventos que antecederam a primeira vinda de Cristo se torna a base da preparação da Igreja para o novo Advento do Senhor.

·         A Santa Missa e a Liturgia das Horas são os principais momentos celebrativos.

·         Os exercícios de piedade, como a oração e a meditação dos mistérios gozosos do Rosário, a oração do Angelus Domini e a Novena de Natal podem ser um caminho feliz para a vivência da oração comunitária neste tempo.

3.       Vivência da esperança cristã: O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua relação com Deus e usarmos elas como meios de estarmos com Ele, colocando nossa esperança nas realidades que não passam. A esperança cristã supões uma boa consciência do relacionamento com o nosso corpo e os nossos afetos, com nossos familiares e pessoas íntimas, nossa participação na vida eclesial e social devem estar no foco de nossa atenção. A preparação para celebrar o Natal demanda uma confissão sacramental bem feita e um propósito firme de renovação interior.

O que diz o Catecismo sobre o Advento:


·         Na 1ª Vinda de Jesus Cristo? (Natal)


§ 522
A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento de tal imensidão que Deus quis prepará-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da "Primeira Aliança", tudo ele faz convergir para Cristo; anuncia-o pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. Desperta, além disso, no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda.
§ 523
São João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho. "Profeta do Altíssimo" (Lc; 1,76), ele supera todos os profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe e encontra sua alegria em ser "o amigo do esposo" (Jo 3,29), que designa como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). Precedendo a Jesus "com o espírito e o poder de Elias" (Lc 1,17), dá-lhe testemunho por sua pregação, seu batismo de conversão e, finalmente, seu martírio.
§ 524
Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: "É preciso que Ele cresça e que eu diminua" (Jo 3,30).

·         Na 2ª Vinda de Jesus Cristo e o juízo final? (Parusia)


§ 1040
O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre toda a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.

Estela Márcia (Adaptações)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário