O Advento
(do latim Adventus: "chegada", do
verbo Advenire: "chegar a"), é um tempo de preparação e
alegria, de esperança e expectativa, onde nós cristãos aguardam o Nascimento de
nosso Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus que vem habitar
no meio de nós. É o primeiro tempo do Ano litúrgico,
o qual antecede o Natal do Senhor, a segunda maior festa
cristã, pois a primeira é a Páscoa, ou seja a Ressurreição de Jesus. Neste
tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de
Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). A Igreja comemora a
vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre
expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora
desconhecidos (aspecto escatológico). Podemos dizer então que Advento...
Estrutura o Tempo do Advento
·
O
tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade
do Natal.
·
Ele
começa na tarde (1ª Vésperas) do primeiro domingo após a Solenidade de Cristo
Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal.
·
Ele
possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos.
·
O
terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim)
por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor),
mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal.
·
O
tempo do Advento se divide em duas partes.
A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre
da segunda vinda de Jesus. A segunda,
os dias que antecedem o Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de
Jesus em Belém.
As figuras Bíblicas principais do Advento
·
Dois
personagens bíblicos importantes na celebração do Advento: Maria e João Batista.
·
Ela,
a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador.
·
Ele,
porque foi o precursor do Messias.
·
Ela,
modelo de humildade, obediência e fé na Palavra de Deus.
·
Ele,
modelo de esperança nas promessas de Deus.
·
Ela,
modelo do coração que sabe acolher e gerar a Palavra do Pai, Jesus.
·
Ele,
modelo de ação, anúncio e preparação da chegada da salvação.
·
Em
ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da
plenitude dos tempos.
A Espiritualidade do Advento (é marcada por algumas atitudes básicas) Estar “Atentos e vigilantes”
1.
Preparação para receber o Cristo: A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da
conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade
que nos cerca e nos empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de
Deus que quer restaurar todas as coisas.
2.
Oração: “Orai a todo momento”.
·
Este
tempo é marcado por uma vivência mais profunda da vida de oração. Tempo de
dedicação a Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), assim o cristão
vivência e penetra no Mistério do Natal.
·
A
leitura orante: A Sagrada Escritura nos coloca em contato com as profecias de
salvação do Antigo Testamento; com a expectativa que os cristãos da Igreja
primitiva tinham da Parusia; com os eventos principais que antecederam o
nascimento de Jesus.
·
A
recordação dos eventos que antecederam a primeira vinda de Cristo se torna a
base da preparação da Igreja para o novo Advento do Senhor.
·
A
Santa Missa e a Liturgia das Horas são os principais momentos celebrativos.
·
Os
exercícios de piedade, como a oração e a meditação dos mistérios gozosos do
Rosário, a oração do Angelus Domini e a Novena de Natal podem ser um caminho
feliz para a vivência da oração comunitária neste tempo.
3.
Vivência da esperança cristã: O Advento nos propõe entendermos todas as coisas na sua
relação com Deus e usarmos elas como meios de estarmos com Ele, colocando nossa
esperança nas realidades que não passam. A esperança cristã supões uma boa
consciência do relacionamento com o nosso corpo e os nossos afetos, com nossos
familiares e pessoas íntimas, nossa participação na vida eclesial e social
devem estar no foco de nossa atenção. A preparação para celebrar o Natal
demanda uma confissão sacramental bem feita e um propósito firme de renovação
interior.
O
que diz o Catecismo sobre o Advento:
·
Na
1ª Vinda de Jesus Cristo? (Natal)
§
522
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A
vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento de tal imensidão que Deus
quis prepará-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da
"Primeira Aliança", tudo ele faz convergir para Cristo; anuncia-o
pela boca dos profetas que se sucedem
|
§
523
|
São
João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o
caminho. "Profeta do Altíssimo" (Lc; 1,76), ele supera todos os
profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho; saúda a vinda de Cristo
desde o seio de sua mãe e encontra sua alegria em ser "o amigo do esposo"
(Jo 3,29), que designa como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do
mundo" (Jo 1,29). Precedendo a Jesus "com o espírito e o poder de
Elias" (Lc 1,17), dá-lhe testemunho por sua pregação, seu batismo de
conversão e, finalmente, seu martírio.
|
§
524
|
Ao
celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do
Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os
fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da
natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: "É
preciso que Ele cresça e que eu diminua" (Jo 3,30).
|
·
Na
2ª Vinda de Jesus Cristo e o juízo final? (Parusia)
§
1040
|
O
Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai
conhece a hora e o dia desse Juízo, só Ele decide de seu advento. Por meio de
seu Filho, Jesus Cristo, Ele pronunciará então sua palavra definitiva sobre
toda a história. Conheceremos então o sentido último de toda a obra da
criação e de toda a economia da salvação, e compreenderemos os caminhos admiráveis
pelos quais sua providência terá conduzido tudo para seu fim último. O Juízo
Final revelará que a justiça de Deus triunfa de todas as injustiças cometidas
por suas criaturas e que seu amor é mais forte que a morte.
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Estela Márcia (Adaptações)
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