domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma tempo de intensa vigilância com jejum e oração

            Neste tempo da Quaresma somos chamados a viver uma intensa vigilância com jejum e oração, servindo-nos das práticas da caridade para vencermos as inúmeras e também intensas tentações. Tentações de todas as espécies, das mais sutis as mais declaradas se impõem a nós como que querendo destruir as verdades da fé e construir mentiras como verdades. Então, fiquemos de alerta sintonizado com o Céu, e, não nos deixemos desviar da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja.
            O primeiro domingo da Quaresma que já estamos vivendo nos traz a clássica tentação de nosso Mestre no deserto. Percebemos que através de cada tentação vivida por Jesus se encontram as tentações vividas por nós, e não por acaso é claro, pois o Filho de Deus veio viver e experimentar as fragilidades da carne para que nós pudéssemos ser resgatados e salvos para Deus.
            Como vencer e responder a tentação do poder sobre as pessoas e coisas que se apresentam em nosso dia disfarçado de trabalhos, estudos, tecnologia e muito mais? Com a mesma resposta de Jesus: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”, pois é dessa forma que tudo ao nosso redor vai enganando-nos, quando na realidade não só dos bens deste mundo poderemos viver e nem tão pouco nos escravizarmos. Pois, são ardil as palavras do tentador quando nos persuade dando-nos falsos poderes: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. Não, o poder sobre nossas vidas e escolhas pertence a Deus. E somente Ele pode transformar pessoas e situações. Intensifiquemos esta verdade através de uma oração comprometida com a entrega devida de tudo que nos envolve e preocupa, a fim de desfrutarmos das maravilhas que Deus tem para nos conceder através de Sua infinita Vontade. Só Ele é Onipotente. Só Ele tem o poder transformador e salvador daquilo e daqueles que estão ao nosso derredor.
            Mas não para por aí. Outra tentação muito comum anos é a de colocarmos as pessoas e as coisas no lugar de Deus. Substituímos a Deus quando deixamos de nos colocar em sua presença em oração com desculpas de falta de tempo, compromissos, trabalhos, cansaço etc. Sim, de repente, até aqueles que já tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo se vêem reféns de justificativas vazias para não fazer suas orações diárias, visitas ao Santíssimo e leituras bíblicas, ou mesmo para não servir a Deus. Pura substituição do Deus e Senhor da vida presente e futura, por coisas transitórias e passageiras. “É diante dessas justificativas que Jesus quer nos ensinar a vencer também a essas tentações: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”. Só, somente Deus merece as nossas preocupações de serviço e entrega diária. Somente Ele precisa ser adorado, novamente repito não as pessoas ou coisas. Às pessoas, devemos nosso amor, atenção, respeito e consideração e às coisas, o bom uso se suas funções.
            ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado! “Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Não façamos comércio com Deus. Pois, muitas vezes, a tentação sutil é a de pensarmos que Deus está o nosso serviço, e acabamos por querer Dele apenas as suas graças e bênçãos, e, além de confundi-Lo com amuletos, queremos que as coisas sejam feitas do nosso jeito, sem levar em consideração que tudo lhe pertence e que Ele não está nos concedendo as graças por que somos bonzinhos, ou porque lhe fizemos algum ‘favor’. “Não, tudo o que Deus nos concede, seja espiritual, material ou físico é para a Sua honra e glória majestosa, jamais para nos servirmos ou nos fazermos proprietários de Sua Vontade, pois diz a escritura: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. Então, busquemos dar a Deus todo o louvor que é devido, sem impor a Ele os cuidados que Ele por beneplácida vontade nos concede, jamais para impor aquilo que nos queremos ou desejamos.
            A partir desta reflexão, procuremos viver com o devido discernimento este tempo forte de conversão e transformação que a Igreja nos propõe, meditando a Palavra de Deus, e, permitindo que com ela sejamos transformados para o tempo pascal que, embora o vivamos neste mundo e a cada ano, é para a eternidade feliz ao lado de Deus nosso Pai, de Jesus Cristo vencedor do pecado, do mundo e da morte unido ao Espírito Santo.
            Uma santa Quaresma! Amém!
Estela Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário