domingo, 23 de março de 2014

“...Este é verdadeiramente o salvador do mundo”. (Jo 4,42)


“Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”. (Jo 4,42) Este versículo é a resposta de uma evangelização bem feita. Evangelização que parte de uma alma convencida do seu chamado e da sua experiência de salvação com o próprio Jesus. Sim, esta a resposta dos evangelizados da Samaria, quando conclamados a conhecer o “Messias” através da Samaritana. Eles se dirigem a Jesus, e com Ele fazem a sua experiência de salvação. Aprofundando um pouco mais, nos versículos que o precedem, perceberemos que o chamado a fé e a conversão, passam por uma escuta da Palavra de Deus. Mas para além de tudo isso, a adoração, será a resposta esperada e nascida desse comprometimento. Assim, com a força de sua palavra Jesus faz a invocação, a proposta, a promessa, a exortação e a confirmação que aquela ‘pagã’ (mentalidade do judeu frente ao samaritano) precisava para se converter, e levar outros a conversão.
Do alto de Sua infinita misericórdia, o Senhor chama a todos e cada um, batizados ou não, a essa experiência da samaritana. Embora desconhecesse Aquele que lhe falava, em seu coração existia o desejo de ver realizada a fé recebida de seus pais. Conhecer o “Messias”, o Salvador. E é ali, naquele poço, em Sicar, onde Deus já houvera realizado tanto na vida de seu pai Jacó. E é dessa forma que o Senhor quer fazer conosco hoje. Ele quer atualizar o chamado da samaritana em nossas vidas. Assim, tomemos posse desta atitude de Jesus para nós.

Na invocação... “Dá-me de beber”. (v.7) Jesus está esperando uma resposta que Lhe permita dar de Si. Busquemos dar a resposta de fé que o Senhor espera de nós. Procuremos respondê-Lo com a conversão de nossa vida de oração, entrega e abandono a Sua vontade. Ouçamos o que Ele quer nos dizer na intimidade. Deixemos a agitação do mundo lá fora. Adentremos com Ele no interior de nosso ‘castelo’, como nos ensina Santa Teresa, a fim de crescer, fortalecer e prosseguir fazendo a Sua vontade.

Na proposta... “Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”. (v.8) O Senhor vai além do que podemos supor. É uma proposta de doação do Seu amor e de Sua graça. É a doação da Água que emana de Seu lado direito, do Seu Espírito Santo. Ele pede porque na verdade, Ele quer dar de si a todo aquele que Nele crer. Precisamos dar uma resposta de atitude e de decisão. Clamemos! Peçamos, continuamente, a água viva do Espírito do Senhor.

Na promessa... “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”. (vv. 13-14) Vemos a nossa frente, as necessidades do corpo e da alma, a realidade presente e futura sendo advertida por Jesus. Numa lógica divina de um Deus que quer ir conosco além de nós mesmos, Ele nos promete a saciedade para o corpo no presente de nossas vidas, mas lança uma promessa que deverá partir da saciedade da alma. Jorrando de uma alma preenchida e transbordante dessa ‘água’, a fonte por Ele abastecida dará a este corpo o que ele necessita para este tempo, e a preparação para o tempo futuro, na eternidade. Dai-nos, Senhor, essa Água Viva!

Na exortação... “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai (...) e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. (vv. 21-24) Como missão recebida do próprio Deus, Jesus veio ao mundo para revelar o Seu Amor de Pai para com a humanidade. Muito mais que amor, a adoração ao Pai é a centralidade de Sua vida. Portanto, Ele nos conduz ao Pai com a inteireza de Filho, esperando e desejando de nós uma plena adoração. Adoração ‘em espírito e verdade’, um compromisso que parta da alma. Adoradores, é o ‘que o Pai procura’! Ouçamos esta exortação, irmãos! Comprometamo-nos mais com o Senhor! A hora já chegou ‘e é agora’!

A confirmação... “Sou eu, que estou falando contigo”. (v. 26) Por iniciativa de Jesus, muitos ‘pagãos’ se converteram. A Ele ouviram, e através Dele, viram confirmada a promessa de Deus para seu povo. “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”. (Jo 4,42) A confissão dos samaritanos precisa ser a nossa. A iniciativa é sempre do Senhor. Sua Palavra é viva e eficaz. Ele conhece as nossas necessidades e fraquezas, espera apenas, que O escutemos, que nos convertamos, numa atitude de fé e amor, e em oração renovemos o nosso chamado. Em outro trecho da Escritura se confirma: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações (...) A boa nova nos foi trazida a nós, como o foi a eles (...) Porque a palavra de Deus é viva, eficaz (...)Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé (...) Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.” (Hb 3,15.4,2.12ª.15-16) Acolhamos a iniciativa do Senhor e tomemos posse desse chamado! Pois... “Este é verdadeiramente o salvador do mundo”. (Jo 4,42)

 


Estela Márcia

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário