quarta-feira, 5 de março de 2014

Este é o tempo favorável

           
Com a alma inebriada por tão grande alegria, através da riqueza da Liturgia desta 4ª feira de Cinzas, rasgamos o coração para meditarmos tamanho bem que a Igreja nos convida a viver. A propósito deste momento forte de oração, abstinência e carne, e jejum, somos convidados a meditar sobre as nossas práticas exteriores sim, mas, sobretudo, com respeito a vida interior de liberdade com Deus, num colóquio de amor, esperança e fé. Se no plano exterior, o Senhor Jesus nos convida a “não praticar a justiça diante dos homens só para sermos vistos e elogiados por eles” (MT 6,1), no plano interior, somos ensinados a “quando orardes, não sermos como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens, mas quando orarmos, o fazermos no silêncio de nosso coração.” (Conf. MT 6,5-6)
             Nas primeiras horas do dia, cheia de propósitos penitenciais, um Hino de amor e esperança ressoa na alma orante que clama, e que, por ser pecadora e necessitada da Graça de Deus, recebe o socorro devidamente inspirado: “Agora é tempo favorável, divino dom da Providência, para curar o mundo enfermo com um remédio, a penitência. Da salvação refulge o dia, na luz de Cristo a fulgurar. O coração, que o mal feriu, a abstinência vem curar. Em corpo e alma, a abstinência, Deus, ajudai-nos a guardar. Por tal passagem, poderemos à páscoa eterna, enfim, chegar. Todo o Universo vos adore, Trindade Santa, Sumo Bem. Novos por graça entoaremos um canto novo a vós. Amém.” (Ofício das Leituras) Se dúvidas houvessem, a alma neste instante já estaria sendo socorrida. No entanto, ao percorrer os salmos e as leituras, imediatamente, se reencontra com o Seu Deus, e com Ele se renova. Com Ele reinicia o caminho de volta.
             O caminho de volta será percorrido nos quarenta dias por Ele proposto, que é a QUARESMA. E é este caminho com proposta exigente, desprovido de vaidade e com profunda entrega e abandono nas mãos de Deus, que Ele deseja que esta alma faça: “Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor? Acaso o jejum que prefiro não é outro: - quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo o tipo de sujeição? Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’”. (Is 58,4b-9)
              Para a alma que se encontrava sedenta e árida pelos revezes da vida “Este é o tempo favorável”. Tempo da alma enfraquecida nos seus sarmentos - como de uma planta e seus rebentos, ainda não podados, cheio de hastes lenhosas, prontas para serem queimadas, e com raízes nas articulações nodosas, impossibilitada de seguir o seu curso de trepadeira – encontrar o que ela necessita. Ainda lhe dirá o Senhor: Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão.” (Is 58,9b-11)
              Diante dos princípios eternos, tomando posse das palavras de ordem que lhe chegam através das promessas do Seu Senhor, esta alma cheia de fé, esperança e amor, se lança a renovação. E com o Seu Deus, nestes quarenta dias, se propõe a renovar os propósitos por Ele iluminados, e agora, esclarecidos. Exultando com tamanhos bens, se lança ao anúncio e a convocação de todos os que o Senhor lhe confiou, como fez o profeta Joel: Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo’. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: ‘Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem’. Por que se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles?’ Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.” (Jl 2,12-18)
             As almas que desejam se reconciliar com o Senhor precisam atentar para “Este tempo favorável”. Tempo do socorro de Deus. Tempo de reconciliação com Deus, com os irmãos e consigo mesmo. Tempo de salvação é fé. Tempo de crer e renovar a esperança no Filho de Deus que por nós se ofereceu ao Pai. Tempo de assumirmos a nossa morte no Batismo, e nosso nascimento para Deus, por meio de Jesus Cristo. E como embaixadores, deste mesmo Cristo, anunciar: “Irmãos: Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus. Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: ‘No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri’. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.” (2Cor 5,20 – 6,2)
            Vivamos intensamente ‘Este tempo favorável’! Que Deus, e os auxílios de Nossa Senhora, com  seus anjos e santos, nos ajudem a viver, nesta QUARESMA, os favores de sua Graça em preparação para a Páscoa neste tempo, e na vida futura! 

Estela Márcia

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário