sábado, 9 de março de 2013

Lectio Divina, uma ajuda para este tempo de penitência


            Vivemos um momento forte de penitência onde cada um de nós necessita rever as própria práticas e assim tomar atitudes concretas.
A Igreja, assistida desde sempre pelo Espírito de Deus, há muitos séculos vive a experiência da ‘Lectio Divina’ – já explicada neste Blog no mês de setembro de 2012. Diante desta profunda prática de ‘Leitura Divina da Palavra de Deus’, fazemos o convite para a belíssima reflexão suscitada pelo Espírito de Deus para a Liturgia deste dia.
Diante da autenticidade cristã católica que buscamos no ver, julgar e agir que a Igreja nos propõe, pensamos ser importante que se viva de acordo com as propostas evangélicas apresentadas por nosso Senhor Jesus Cristo. Experimentemos este momento!  
“Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. (Lc 18,9-14)
 
LECTIO DIVINA
1. Princípio Eterno deste Evangelho: Humildade e confiança em Deus.
2. Palavra de Ordem para nós: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador! ‘(...)
                                                     Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não.’ ‘(...)(Lc 18,13-14a)
3. Promessa de Deus: “(...) quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. (Lc 18,14b)
4. Propósitos:
1º Propósito: Oração de súplica e arrependimento (Sl 50)
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holo­causto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não despre­zeis um coração arrependido!
— Sede benigno com Sião, por vossa graça, reconstruí Jerusalém e os seus muros! E aceitareis o verdadeiro sacrifício, os holocaustos e oblações em vosso altar!
 
2º Propósito: Oração de súplica e confiança (Hino das Laudes)


Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.


5. Oração e ação:

            Amado Deus e Senhor, diante deste Evangelho percebo o quanto preciso cuidar de minha experiência espiritual. Apesar de estar Vos buscando, quantas vezes vejo-me como este fariseu, nem sempre falando publicamente, mas pensando algo semelhante. Vejo situações que imediatamente julgo ou imagino ser humilhante para o outro, esquecendo-me de que o fato de estar julgando-o está tornando-me tanto quanto semelhante a ele, pecadora.

            Portanto neste dia venho pedir-Vos perdão por todas as vezes que coloco-me numa situação privilegiada diante dos meus irmãos, pensando ser as boas obras que faço superiores a este grande pecado de exaltação própria. Entrego-vos a mais pura contrição para poder assim, renovar a confiança em Vós, na Vossa Santidade e Perfeição.

Perdoai-me os julgamentos e as imperfeições que fazem de mim uma pecadora. Restaura em mim a Vossa imagem Senhor e Deus da minha vida!  E permita-me renovar a confiança unicamente em Vós, jamais em mim mesma.

Recebei como oração o salmo 50 e o Hino das Laudes, e, a seguir a minha confissão.

Com o auxílio da Virgem Maria, recebei Senhor Deus e Pai, com o Filho e no Espírito Santo estes meus propósitos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.
Estela

Nenhum comentário:

Postar um comentário