sábado, 5 de outubro de 2019


 NOVENA DE SANTA TERESA DE JESUS.
(De 06 a 14 de outubro de 2019)
Província São José do Sudeste do Brasil - OCDS.
#ComissãoDeEspiritualidade
#ComissãoDeMemória 
#AlmaCarmelita


 
"MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO".

MEDITAÇÃO INICIAL:
"Cheio de fé viva e esperança indefectível, o missionário seja homem de oração; arda no espírito de fortaleza, de caridade e de temperança; aprenda a bastar-se com o que tem; pelo espírito de sacrifício, leve em si o estado de morte de Jesus, a fim de que a vida de Jesus opere naqueles aos quais é enviado; com verdadeiro zelo gaste tudo e desgaste-se a si mesmo pelo bem das almas, de tal forma que «mediante o exercício diário do seu ministério, cresça no amor de Deus e do próximo». Desta sorte, obedecendo com Cristo à vontade do Pai, continuará a Sua missão sob a autoridade hierárquica da Igreja, e cooperará no mistério da salvação". (Ad Gentes 25)

===================

ORAÇÃO INICIAL: (Todos os dias)
. Sinal da Cruz. 
. Vinde Espírito Santo. 

Oração: Ó Deus, que concedestes à Santa Teresa a experiência de amor ardente com vosso Filho, e a determinada determinação na missão de fundar novos Carmelos, anunciando e ensinando a tantos irmãos e irmãs a espiritualidade que lhe confiara. Concedei também a nós, por sua intercessão, crescermos na vida de oração para o anúncio do Evangelho que nasce do encontro pessoal convosco. 

===================

ORAÇÃO FINAL: (Todos os dias)
. Intenção especial: 
 Pelo "MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO".
. Intenção particular: 
(________________)

. Pai Nosso. 
. Ave Maria. 
. Glória ao Pai... Amém!
. Santa Madre Teresa Jesus, rogai por nós!

Oração: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, nossa Mãe, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina Celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

===================

1° Dia (06.10.2019):
MISSIONARIEDADE E DESPRENDIMENTO. 
"Fortes em desejos e em desprendimento..." (Santa Teresa de Jesus)

"Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!6. Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa". (Lucas 10,3-5.7)

“Vendo as coisas espirituais que sucediam durante estes anos nestes mosteiros, conheci a necessidade que há daquilo que quero dizer... À medida que começaram a povoar-se estes pequeninos pombais da Virgem Nossa Senhora, começou também a Divina Majestade a mostrar Suas grandezas nestas mulherzinhas fracas, embora fortes em desejos e em desprendimento de todo o criado, que é, afinal, o que mais une a alma ao seu Criador, andando com limpa consciência”. 
(F 4,2.5)

===================

2° Dia (07.10.2019):
MISSIONARIEDADE E VONTADE DE DEUS.
"Ter a vontade senão atada com que for a vontade de Deus”. (Santa Teresa de Jesus)

"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou". (Lucas 10,16)

Santa Teresa vive a sua própria união com Deus como um chamamento ao serviço do próximo. Esta união não é difícil de alcançar e está ao alcance de todos, como ela o diz: “A verdadeira união pode-se muito bem alcançar, com o favor de Nosso Senhor, se nós nos esforçamos a procurá-la, com não ter a vontade senão atada com que for a vontade de Deus” (M V, 3,3)

===================

3° Dia (08.10.2019):
MISSIONARIEDADE E ORAÇÃO. 
“São tantas as mercês que o Senhor faz...". (Santa Teresa de Jesus)

"Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado". (Lucas 10,21)

Santa Teresa pretende destacar a constatação da obra de Deus naquilo que Deus faz nas Comunidades orantes: “São tantas as mercês que o Senhor faz nestas casas que, se há uma ou duas a quem Deus leve agora pela meditação, todas as outras chegam à contemplação perfeita” (F 4,8).

===================

4° Dia (09.10.2019):
MISSIONARIEDADE E TESTEMUNHO.
"Alegrou-se por ver como vivíamos".
(Santa Teresa de Jesus)

"Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram".
(Lc 10, 23-24)

“Tendo chegado a Ávila, esforcei-me por conseguir uma visita sua ao Mosteiro de S. José, e o Bispo teve por bem que fosse acolhido como a sua própria pessoa. Dei-lhe conta de tudo. Deu-me muito conforto e a certeza de que não me mandaria sair dali. Alegrou-se por ver como vivíamos e por encontrar uma reprodução, ainda que imperfeita, dos princípios da nossa Ordem...” (F 2,2-3)

===================

5° Dia (10.10.2019):
MISSIONARIEDADE E HUMILDADE.
"Indo com humildade, e pela misericórdia de Deus, chegaremos àquela cidade de Jerusalém..." (Santa Teresa de Jesus)

"Não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus". (Lucas 10,20)

"Mas, conforme já disse, segundo creio, se nalguma coisa pode deixar de haver muito menor perigo, é para aqueles que mais pensam em Deus e procuram aperfeiçoar a vida. Se vemos, Senhor meu, que nos livrais muitas vezes dos perigos em que nos metemos, ainda mesmo para nos pormos contra Vós, como não acreditar que haveis de livrar-nos quando não pretendemos mais do que contentar-Vos e regalar-Vos? Não, eu nunca o poderia crer... indo com humildade, e pela misericórdia de Deus, chegaremos àquela cidade de Jerusalém, onde tudo quanto temos padecido nos parecerá pouco, ou mesmo nada, em comparação do que se gozará” (F 4,3-4).

===================

6° Dia (11.10.2019):
MISSIONARIEDADE E AMOR OBLATIVO.
"Não há amor sem obras". (T. Alvarez)

"Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele". (Lucas 10,34)

É aqui que se mostra claramente como a substância da verdadeira oração é o amor. Para a Santa é claro “que o amor não é sentimento, nem emoção; que não há amor sem obras; que, como havia explicado no Capítulo VII do Caminho, o amor verdadeiro é oblativo, sacrificado, realista, em profunda simbiose com o amigo e com o Amado” (T. Alvarez).

===================

7° Dia (12.10.2019):
MISSIONARIEDADE NO CUIDADO COM OS ENFERMOS.
"Obras quer o Senhor". (Santa Teresa de Jesus)

"Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo". (Lucas 10,8-9)

É neste contexto que se encontra o famoso texto teresiano, que urge as as obras de amor ao Irmão, como expressão da união com Deus: “Mas não, Irmãs, não; obras quer o Senhor; e, se vês uma enferma a quem podes dar algum alívio, não se te dê nada de perder essa devoção e te compadeças dela; e se tem alguma dor, te doa a ti também; e se for preciso, jejua, para que ela coma, não tanto por ela, mas porque sabes que teu Senhor quer isso. Esta é a verdadeira união com Sua vontade; e se vires louvar muito a uma pessoa, te alegres muito mais do que se te louvassem a ti. Isto, na verdade, fácil é; pois se há humildade, antes terá pena de se ver louvada. E esta alegria por se conhecerem as virtudes das Irmãs é grande coisa, e quando virmos alguma falta em alguma, senti-la como se fosse em nós e encobri-la” (5M 3,11).

===================

8° Dia (13.10.2019):
MISSIONARIEDADE NA UNIÃO DE VONTADE. 
"Com perfeição fazemos a Sua vontade".
(Santa Teresa de Jesus)

"Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar". (Lucas 10, 21-22)

A união de vontade consiste em definitivo, no amor a Deus e ao próximo: “Aqui só estas duas coisas nos pede o Senhor: amor de Sua Majestade e do próximo, que é o que havemos de trabalhar. Guardando-as com perfeição fazemos a Sua vontade, e assim estaremos unidas com Ele”. “Praza a Sua Majestade nos dê graça para que mereçamos chegar a este estado, que na nossa mão está, se quisermos” (5M 3,7). 

===================

9° Dia (14.10.2019):
MISSIONARIEDADE NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO. 
"Indícios para entender que O amamos... o amor do próximo".
(Santa Teresa de Jesus)

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18)".
(Lucas 10,27)

Critérios precisos para a União de vontade com Deus: “O sinal mais certo que há, a meu parecer, para ver se guardamos estas duas coisas, é guardar bem a do amor ao próximo; porque, se amamos a Deus não se pode saber, embora haja grandes indícios para entender que O amamos, mas o amor do próximo, sim. E estai certas que, quanto mais neste vos virdes aproveitadas, mais o estais no amor de Deus; porque é tão grande o que Sua Majestade nos tem, que em paga do que temos ao próximo, fará crescer o que temos a Sua Majestade por mil maneiras. Disto não posso eu duvidar” (5M 3,8).

Por: Estela da Paz. 
Grupo São José, de Petrópolis - RJ. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário