domingo, 18 de dezembro de 2016

"Deus escolhe uma Mãe, Deus escolhe um pai, Deus escolhe uma família para seu Filho nascer"
Com riqueza de detalhes a liturgia do 4° Domingo do Advento nos envolve na figura patriarcal de São José, unido a sua escolha e eleição (Mateus 1,18-24).
A começar dos primeiros versículos, percebemos a realidade do "Mistério da Encarnação", onde a ação divina envolve o ser da Virgem desposada com José, e lhe confia a nobre missão maternal.
Com sutileza o evangelista Mateus narra, "A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo."
Dentro desta realidade divina, percebemos na figura adjetiva de José, seja como homem justo, seja inspirado por Deus, ou ainda, na  obediência e fidelidade às promessas de Deus e às escrituras, que há uma "escolha divina" na centralidade de sua vida. Centralidade que vai além, pois, trás em si a grandíssima missão: ser pai adotivo do Filho de Deus, ser responsável por Lhe dar um Nome, uma paternidade e uma sescendência, que a descendência davídica. Portanto, ser esposo da Virgem escolhida, receber a paternidade, dar um Nome e uma descendência, é a clara missão do carpinteiro escolhido.
Vejamos como sua escolha se revela: "José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'".
Estamos, então, diante do Mistério salvífico se configurando. Mistério de preparação! Mistério de advento! Mistério de escolha! Mistério de eleição! Mistério de salvação! Mistério Divina! Mistério do Amor de Deus!
Sendi assim, em torno de tamanho "Mistério" se revelam a eleição de José e Maria, e  compreendemos que Deus dá pleno cumprimento a sua profecia messiânica: "Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.' Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa."
Peçamos, em união com a Santíssima Virgem Maria, a intercessão e o cuidado de São José, a fim de crescermos no entendimento deste Mistério de fé.
José, conhecedor das promessas da Salvação;
José, obediente ao Espírito Santo para a maior missão paternal já conhecida na humanidade;
José, acolhedor da Mãe do Salvador, sem fazer exigências humanas, intercedei por nós!
José, homem inspirado por Deus, para assumir a missão de cuidado e nutrição do Seu Filho feito Homem;
José, homem justo e fiel ao Plano de Deus;
José, guarda e protetor do Filho de Deus, intercedei por nós!
José, responsável pelos ensinamentos ao Filho de Deus;
José, cumpridor da missão confiada por Deus;
José, protetor e guia da FAMÍLIA DE NAZARÉ,  intercedei por nós!
(AlmaCarmelita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário