domingo, 12 de março de 2017

                            "JESUS SÓ"
           (Poesia 36 de SantaTeresinha)

 Homenagem ao 1° ano de Carmelo de sua Irmã Maria da Eucaristia, em 15 de agosto de 1896.
                                                    AlmaCarmelita


1. Meu ardente coração quer dar-se sem cessar.
Ele precisa demonstrar sua ternura.
Ah! Quem há de compreender meu amor?
Que coração quererá me corresponder?
Mas, em vão procuro está resposta...
Jesus, só tu podes contentar minha alma.
Nada pode me encantar na terra,
A verdadeira felicidade não se encontra aqui.
Minha única pá, inha única ventura,
Meu único Amor, és tu, Senhor.

2. Oh, tu que soubeste criar o coração das mães,
Em ti encontro o mais terno dos Pais!
Meu único Amor, Jesus, Verbo eterno,
Para mim, teu Coração é mais do que materno.
A cada instante, tu me segues e me guardas.
Quando te chamo...Ah! Tu nunca tardar.
E se, às vezes, pareces te esconder,
És tu que vens me ajudar a te procurar.

3. É só a ti Jesus que eu me apego;
É para teus braços que eu a corro e aí me escondo.
Quero te amar como uma criancinha,
Quero lutar como um valente guerreiro.
Como uma criança cheia de delicadezas
Quero, Senhor, te cumular de carícias
E, no campo do meu apostolado,
Como um guerreiro,  lanço-me ao combate!

4. Teu Coração que guarda e restitui a inocência
Não poderia enganar minha confiança!
Em ti, Senhor, ponho minha esperança:
Depois do exílio, no Céu, hei de te ver...
Quando em meu coração se ergue a tempestade,
Para ti, Jesus, ergo a cabeça.
E em teu olhar misericordioso,
Leio: "Filha, os Céus,  eu fiz para ti".

5. Bem sei que meus suspiros e lágrimas,
Diante de ti, são resplandecentes de encanto.
Os Serafins nos Céus formam teu cortejo
E, contudo, mendiga meu amor!
Queres meu coração, Jesus. Eu o dou a ti.
Todos os meus desejos,  eu os abandono a ti.
E aqueles a quem amo, oh, meu Esposo e Rei,
Quero amá-los somente em ti."
Santa Teresinha do Menino Jesus, e dá Sagrada Face, rogai por nós!
Jesus, eu confio em Vós!
"As penitências da QUARESMA passam pela experiência do AMOR"
                                                    AlmaCarmelita


"Ferimos por nossas culpas
o vosso infinito amor.
A vossa misericórdia
do alto infundi, Senhor.
(...)
Conceda o Deus Uno e Trino,
que a terra e o céu sustém,
que a graça da penitência
dê frutos em nós. Amém."

As estrofes do hino das Laudes traduzem a verdade e o ápice das penitências da Quaresma. As penitências da QUARESMA passam pela experiência do AMOR. Penitências que devem transformar-se em frutos de restauração do Amor de Deus em nós e em nossas vidas.
Diante do novo mandamento, Jesus vêm nos advertir a respeito de nossas práticas de vida, e experiências pessoais para com o seu Amor que precisa ser excedido, estendido e doado. Pois,  é próprio de quem recebe algo compartilhar desse algo. Assim, acontece na dinâmica do amor. Recebemos de Deus sua essência de Amor, precisamos doá-Lo.
"Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei."(Jo 15,12).
Enquanto prática, o amor transforma-se em caridade.
É como uma troca, recebemos, e, devemos doar. Nos dirá Santa Teresinha: “Só a caridade pode dilatar meu coração. Ó Jesus, desde que essa doce chama o consome, corro com alegria no caminho de vosso mandamento novo...”, dirá ainda Teresinha: “Quando o coração se dá a Deus, não perde a afetividade. Pelo contrário, a afetividade se avoluma na medida que se torna mais pura e mais divina.”
Por isso, cuidemos de viver neste tempo da quaresma exercitando uma das práticas que mais crescerá em nós, por nós e através de nós, o amor, como prática de caridade.
Renovemos para com Deus, conosco e com os irmãos este dom transformado em partilha.
Senhor, Vos agradeço pelos Vossos mandamentos que têm sua centralidade no Amor. Amor que dirige nossas vidas para Vós e para os irmãos, e, nos liberta das amarras puramente humanas, cheias de tendências e fragilidades, e que muitas vezes, abre espaço para as ações do mal, ações que negam o Vosso amor.
Muito obrigada, Senhor, por Vosso Amor sem medida e sem pré-condição que nos faz melhores apesar de nós!
Muito obrigada, Senhor, por este Amor que nos abraça e reconduz quando erramos e quando pecamos, mas arrependidos voltamos a Vós!
Muito obrigada, Senhor, porque neste Amor nos encontramos, amadurecemos e crescemos sempre que Vos buscamos!
Muito obrigada pela profundidade, encontrada em nosso ser, ao nos encontrarmos com convosco através do amor doado, do amor compartilhado e vivido na caridade!
Restaura-nos, se preciso for, e reemprima, a cada instante, fagulhas amorosas que nos capacitem a nos doar!
Que o Vosso Amor acolha nossos limites, e, nos faça fiéis aprendizes dessa prática amarosa e fiel ao plano eterno de salvação que já começa no hoje de nossas vidas e de nossas práticas.
Unindo-nos ao salmista, rezamos bendizendo por esse Amor que nos dá todo o bem: "Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!" (Sl 118, 1-2.4-5.67-8) Glória ao Pai... Amém!
"Após a 'Confissão' a alma exclama: O Senhor é minha força... pois foi Ele neste dia para mim libertação!" (Ex 15,2)
                                                     AlmaCarmelita


Em cada CONFISSÃO pessoal, cresce o amor por Vós, Senhor, pois passa-se por um verdadeiro e ostensivo exame das ações e da consciência para consigo, com os irmãos, mas sobretudo para Convosco, ó Deus. Ela é fonte de esclarecimento e amadurecimento da nossa amizade, ó meu Amado.
No entanto, na CONFISSÃO SACRAMENTAL, após o valoroso exame pessoal, inspirado, iluminado e instruido por Vós, a alma exulta nesta grande oração: "O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação!" (Ex 15,2)
É um precioso bem. A libertação acontece, e a alma é liberta e lavada pelo Vosso precioso sangue, dá início a um novo momento de vida, de conversão, de renovada experiência e renovada esperança inundada pela Graça e pelo Amor que cura e refaz todo o ser.
Por isso, com louvor Vos agradeço e bendigo completando a inspiração do escritor sagrado contra toda a culpa assumida e o  pecado confessado: "Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei. O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é "Onipotente": os soldados e os carros do Faraó jogou no mar." (Ex 15,1-4) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!
QUARESMA, tempo de confiança e esperança, "Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção" (Sl 129,7b)
                                                     AlmaCarmelita


Senhor, como a rainha Ester, que  temendo a morte de seu povo em Vós  buscou refúgio, prostrando-se por terra na duração de um dia inteiro, com súplicas de intercessão e amor, entrega e abandono, faço está oração como sendo também mnha. Coloco-me neste tempo quaresmal  suplicando por meus irmãos, e por mim: "Ó Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, pois eu mesma me expus ao perigo. Senhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até ao fim, todos os que te são caros. Agora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. Vem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão (e das ciladas do inimigo), e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca,
para que este pereça com todos os seus cúmplices. E livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar".
Recebei, neste dia e nesta hora, as prementes intenções e princípios eternos que trago nesta meditação. Intenções que vão para além de conceito cristão de justiça, mas que traduzida na fidelidade a Deus e aos irmãos, no amor e na prática do bem, no reconhecimento e arrependimento
dos pecados, há de encontrar em Vós misericórdia. (conf. Ez 18,21-28).
Acolhei e imprimi em nossas almas as verdades, de vossos ordenamentos, ao ímpio, mas também, ao justo, a fim de que, com a Vossa Graça, nos "arrependamos", sempre, do mal praticado, e "vivamos" (conf. Ez 18,28)
Dai-nos, "procurar reconciliar-nos com todo e qualquer situação ou pessoa  adversária, enquanto estivermos a caminho para a eternidade". A fim de não "sermos jogados na prisão eterna." (Mt 5,25)
Inspirai-nos, fortalecei-nos e permiti-nos experimentar, em nossas vidas, as promessas desta mesma Palavra que trazes em Ez 18, 21-22, ao ímpio, e, também ao justo, "(...) se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou."
Aceitai nesta oração, os propósitos o racionais que Vos faço, por mim, pelos que me deste, e por todos aqueles  que Vos buscam, mas que, como eu, fraquezam e caem, porém, arrependidos e confiantes voltam esperançosos por Vosso perdão e libertação:
"1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, 2 escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece! 3 Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? 4 Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero. 5 No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. 6 A minh'alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. 7 Espere Israel pelo Senhor, pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. 8 Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa." (Sl 129)
Louvado, bendito e adorado sejas, Senhor! Amém!
"Quaresma, tempo e caminho de conversão"
AlmaCarmelita



"Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas."(Lc 11,29b) A geração má que Jesus fala neste Evangelho, é aquela que precisava reconhecê-lo a partir dos milagres e prodígios, dos sinais que lhe provassem o sobrenatural, para então, acreditar e seguir. Mas, também, atualiza-se nesta geração,  que mesmo diante das provas do Amor de Deus levado ao extremo da Cruz, não mudou de vida. Ainda não entendeu o Plano de Amor que Deus lhe reserva.
A conversão de vida, passa pela experiência com Jesus, no entanto, é também, uma questão de atitude, de querer assumir uma vida nova, a partir de uma mentalidade nova, com hábitos novos.
O Querigma - ou Kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) palavra usada no Novo Testamento como mensagem, pregação, anúncio ou proclamação da Palavra de Deus - nos conduz a esse reconhecimento, e, explica bem tudo isso.
A experiência com o Amor de Deus nos faz melhores, nos faz mais crentes e esperançosos, porque nos leva a algo maior, a Alguém que "tudo" pode fazer, "tudo pode mudar". Mas, isso se dá, começando pelo reconhecimento do sentido da vida e da missão que recebemos com o grande dom já recebido, a vida.
Porém, muitas vezes, estamos assolados nos maus hábitos - que são os vícios - e, precisamos transformá-los, ou mesmo, abandoná-los, substituí-los por hábitos bons - que são as virtudes. E assim, ganhar um novo sentido para as nossas vidas.
Todos os vícios são, sem exceção, um desvio, e que, deliberado por nós, torna-se uma ofensa a Deus, portanto, condição de pecado. Condição deliberada por nós, a nós mesmos, mas sobretudo, a Deus.
Quaresma é um tempo e um caminho de  Evangelização para todos nós, porque nos propõe esse romper com o caminho dos vícios, e buscar uma nova rota, um novo caminho, diferente do que estávamos fazendo, que é o caminho das virtudes, das boa obras, que se realiza nos exercícios das boas práticas, das mais simples e pequenas, chegando às mais complexas e maiores. Por isso, afirmamos ser uma questão de atitude.
A proposta deste tempo quaresmal é a de despertar-nos. É uma proposta de voltarmos ao primeiro amor. Proposta de fazermos um "novo caminho, para uma nova vida", que será alcançada na ressurreição da nossa vida de pecado, em troca de uma vida nova, celebrada na Páscoa do Senhor.
Quaresma. O momento é este, irmãos,  de reconhecermos as nossas fragilidades, os nossos vícios, e arrependermo-nos, como os ninivitas, que ouviram os apelos do profeta Jonas, "acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior" (Jonas 3,5), e de acreditar na exortação de Jesus que nos diz: "Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração."