segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Meditações com #SantaTeresinha
"O CAMINHO DA PERFEIÇÃO"
#AlmaCarmelita

"Sejamos sempre a 'gota de orvalho' de Jesus! Aí,  está a felicidade,  a perfeição...
Felizmente é a ti que eu falo, porque outras pessoas não poderiam entender a nossa linguagem e confesso que vale só para um número muito restrito de almas.
Na verdade, os diretores espirituais fazem avançar  na perfeição levando a fazer um grande número de atos de virtude, e tem razão;  mas o meu diretor, que é Jesus, não me ensina a contar os meus atos, ensina-me a fazer tudo por amor, a não lhe recusar nada e a ficar contente quando ele me dá ocasião  de provar-lhe que o amo, mas isto se faz na paz e no abandono, é Jesus que faz tudo é eu não faço nada." (Santa Teresinha - C 121)

Com tamanha riqueza o Senhor Jesus venha a nós,  em nossa miséria e em nossa entrega diária nos ensinando a ser e a fazer a sua vontade. Vontade essa que está assentada sobre as virtudes, sobre os trilhos do caminho do bem, para tudo e para todos, como nos diz Santa Teresinha em mais uma de suas cartas. E é nesse caminho de virtude, com pequenez e humildade, com discrição e simplicidade, na paz e nas pequenas gotas de santidade, que Ele, o próprio Jesus, vai fazendo conosco esse caminho.
Assim diz ela: "Sejamos sempre a 'gota de orvalho' de Jesus! Aí,  está a felicidade,  a perfeição...", porque nos enganamos em pensar que a 'perfeição' à semelhança do Pai - "sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" (Mateus 5,48) - está nas grandes atitudes que tomamos ou na prática das grandes virtudes, muito ao contrário, a 'perfeição' se faz no dia-a-dia, diante das pequenas ações, dos pequenos "nãos" às situações de pecado, seja ao recusar passar a frente de alguém na fila do bando, na espera do médico,  na inscrição de um concurso, ou até mesmo, na cama que arrumamos com zelo, no favor para um familiar ou a um estranho, ou ainda, no simes ato de pegar um pequeno papel ao chão e jogá-lo no lixo.
É nisto que consiste a busca de 'perfeição ', porque não traduzirmos, é aí  que está a trilha da 'santidade' como o Pai, que Jesus nos ensina no Sermão da Montanha, e que Teresinha atualiza para nós.
A recompensa vem com grandíssima rapidez, primeiro, pela paz interior que é sinalizada e marcadamente forte na alma. Porque o "bem", praticado com amor e discrição,  recompensa apenas a alma, e fortalece os seus propósitos para as próximas boas ações. É um verdadeiro exercício para o céu. E ainda, dirá Teresinha que não são muitos, infelizmente, que o experimentam, "confesso que vale só para um número muito restrito de almas", pois até para fazer o bem, precisamos de renúncias. Renúncias que vão dos primeiros lugares às situações mais simples do querer ter razão nas opiniões. Porém, a amada santinha, insiste em nos dizer que às virtudes são práticas de entrega a Jesus. Pois, somente unida a Ele, a alma realiza o bem, porque Ele mesmo as propicia, é Ele quem nos concede dos seus atributos as gotas que deverão nortear estas ações, o Amor. "Jesus, não me ensina a contar os meus atos, ensina-me a fazer tudo por amor", e sendo assim, a recompensa de que falei virá. Virá porque, as ações do bem praticadas com amor, renovará a amizade com o Senhor, e seguidamente, para a alma que a pratica - diz Teresinha: "a ficar contente quando ele me dá ocasião de provar-lhe que o amo", e completa como iniciamos, "isto se faz na paz e no abandono, é Jesus que faz tudo, e eu não faço nada".

Peçamos a Jesus, com a intercessão de Santa Teresinha, que nos ensine a trilhar o caminho das virtudes, e a praticar as ações com amor para crescermos na 'perfeição' que nos assemelha ao Pai, e nos faz crescer na amizade com Ele.

Alma Carmelita

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

       MEDITAÇÕES COM SANTA TERESINHA
                                                     AlmaCarmelita

   "CANIÇOZINHO... plantado à beira d'água"
"Que importa ao caniçozinho dobrar-se? Não tem medo de quebrar, pois foi plantado à beira d'água. Em vez de tocar o chão quando verga, encontra uma onda salutar que o fortifica e lhe suscita o desejo que nova tempestade venha passar sobre sua frágil cabeça. É sua fraqueza que constitui toda sua confiança." (Santa Teresinha - C 68)

A vida vocacional de Santa Teresinha a conduziu para a pequena via, como bem sabemos, e é uma marca na vida e caminhada que ela teve nos seus anos de Carmelo. No entanto, associado à pequenez dessa via está a certeza que ela tinha, a de ser um caniço - símbolo ao qual a pequena recebeu para identificação nas suas peças de roupa, logo que entrou no Carmelo.
Indo então para além do símbolo,  Teresinha o assimilou para sua vida e missão ali, naquele chamado. Chamado que se confirmou nas suas experiências pessoais e comunitárias numa intensa experiência de humildade.
Humildade que supôs ser um "caniço que se dobra". Caniço que se deleita da "água na qual está plantada". Caniço que é banhado na "Água" pura do Espírito. "Água" renovadora da graça que supõe a alma que se humilha e se entrega a esta mesma graça. "Água" de "onda salutar que o fortifica e lhe suscita o desejo que nova tempestade venha passar sobre sua frágil cabeça".
Na sagrada escritura, nos ensina Jesus com sua própria vida, que o "caniço", mesmo rachado se manterá firme, com esperança, e esperando, alcançará a justiça e a vitória sobre toda espécie de fragilidade. Disse Ele: "não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança". (Mt 12,20-21).
E essa é a expressão da humildade que jamais se fará rebelar, confirmando o profeta: "não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá, até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até
que as ilhas desejem seus ensinamentos". (Isaías 42,3-4)
E foi aí que Teresinha se encontrou, experimentando a essência da "verdadeira religião". Ali, dentro do Carmelo. Foi através da suma verdade da humildade, do ser "caniçozinho" que ela anunciou o reino de Deus, a Palavra de Jesus, sem desanimar, sem desfalecer, e têm alcançado a todos para Jesus.
Peçamos a sua intercessão para crescermos na humildade. Para estarmos onde Deus nos quiser. Para sermos aquilo que Ele espera de nós. E assim, alcançarmos a muitos, mas sobretudo, alcançarmos o céu.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!
Alma Carmelita
Natilício de Santa Teresinha
02 de Janeiro de 1873/2017
- 144 anos