sábado, 3 de setembro de 2016

Aconteceu no último dia 28 de Agosto de 2016, o "III Retiro do Silêncio", do Grupo São José/OCDS, da Diocese de Petrópolis - RJ, com o tema: "Tudo reside em nos entregar a Ele com toda a determinação" (Santa Teresa - C 28,12), e o lema: "Orai sem cessar" (1Ts 5,17).
O retiro tem como propósitos, o crescimento espiritual dos seus membros, o estímulo às novas vocações para a OCDS - com o convite aos fiéis das paróquias da Diocese, e, serviço espiritual as mesmas. Sendo assim, neste ano, o retiro contou com a participação de cinqüenta e três pessoas, incluindo, os membros, os palestrantes e os convidados. Evento que vem acontecendo anualmente no mês vocacional, e por um período de um dia, iniciando com a Santa Missa e encerrando com a adoração ao Santíssimo Sacramento. Tendo esses dois pontos altos no retiro, o mais fica por conta da pedagogia do próprio silêncio, onde o nosso Deus faz as suas maravilhas em cada alma, como lhe aprouver, que o digam as partilhas finais.
O teor espiritual do retiro é sempre a "oração", nosso principal carisma, porém, ele se desenvolve a partir da demanda dos momentos fortes que a Província estiver vivendo. Neste ano, o tema foi desenvolvido a partir do Catecismo, entrando obviamente, na espiritualidade de nossos doutores, e culminando com a nobre homenagem à Elisabete da Trindade, sua vida em teatro, em reflexões e na adoração ao Santíssimo Sacramento.
Neste ano, abordamos o tema, com os seguintes sub-temas: "A Oração para experiência com Deus"; "Vida de Oração para contemplação"; "Direção Espiritual para o encontro com Deus"; Elisabete da Trindade, "Sou Isabel da Trindade, quer dizer, Isabel que se perde na Trindade" e o seu "Lauden Gloriae". A estrutura das Palestras e Meditações foram elaboradas pela formação, desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com os membros do Conselho do Grupo São José, bem como, as diversas atividades do retiro.
Os temas foram apresentados, respectivamente, pelos palestrantes: Seminarista de Teologia, Pablo de Freitas Oliveira, do seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis; Frei Ilson Fontenele Junior, Ofm, Guardião e formador do Aspirantado e Postulantado na cidade de Petrópolis - RJ; Padre Geraldo Luiz da Costa Guarilha, Vigário Paroquial na Paróquia Imaculada Conceição de Raiz da Serra, Diocese de Petrópolis; Profº Pedro Paulo Rodrigues Santos, Bacharel e Licenciado em Filosofia -UCP, Bacharel em Teologia - pela FATIN e Licenciado em Letras - pela Estácio, Celibatário Consagrado, associado à família Monfortina. Terapeuta existencial.
Seguem alguns testemunhos...
 "Um dia de Retiro foi essencial e maravilhoso... Falar em silêncio e vivê-lo, são coisas contrárias ao mundo atual, porém neste retiro, posso dizer que vivi um momento especial na minha vida. Aprendi a contemplar aquilo que Deus diz pra mim nas pequenas coisas, posso dizer que agora tenho compromisso de fidelidade ao recado da Lectio Divina, "ler, escutar, reter, aprofundar, viver a Palavra de Deus". Teresa, foi aquela que despertava no próximo o amor e desejo de estar com Deus. Assim, também eu, quero viver! Compreendi, que só com o tempo a intimidade na oração com o Amado... eu viverei totalmente Dele, como Ele e Ele será completamente Meu." (Mariana Moraes, membro da iniciação do Grupo São José)
"Obrigada mais uma vez por tudo (...) minha alma se encontra em meio a muitas trovoadas (... do Lauden Gloriae) Não consegui pensar em um nome que poderia me apresentar diante de Deus (mas) minha alma ainda se encontra sobre o efeito do retiro, está estremecida (... do teatro) Sabe aquela paz que te inquieta? É assim que de sinto (...) Elisabete não sai do meu coração e da minha mente." (Michele Amorim, membro da iniciação do Grupo São José)
 "Começo dizendo que era tuuudo que eu precisava nesse momento, Deus sabe o que faz. O primeiro deserto foi difícil, o segundo menos, os seguintes pareciam que eu já estava praticando há anos, rs. Vivi intensamente cada momento, e só tenho a agradecer à equipe pelo carinho de cada detalhe. É verdade que não obtive todas as respostas que queria, mas aprendi como buscá-las (...) Foi muito mais do que eu esperava. Quanto a espiritualidade carmelita, quero conhecer mais, pois o pouco que tive contato, me fez sentir íntima de vocês. Tudo me parece familiar. E me apaixono por cada coisa que aprendo. Esse método de orar, olhando pra dentro de si, parece ser a chave do caminho de paz que sempre busquei. Se me permitirem, quero acompanhar vocês e aprender mais. Muito obrigada por tudo. Que Deus abençoe!" (Gisele Medeiros - Vocacionada)
 "Retiro do Silêncio. O que falar??? Simplesmente, forte! Achei que não seria capaz de silenciar, enganei-me. Vivi cada momento com intensidade. Interiorizei-me "comigo mesma" e com "Deus", momentos de reflexão com profundidade através de temas, palestras curtas, porém de grande valor. Com a história da vida de Elisabete da Trindade pude penetrar nesta história de vida e sentir em mim a habitação de Deus, reavivou em mim a chama ardente no silêncio do meu coração (...) uma riqueza esse "Retiro do Silêncio" (...) desejo disseminar esse Amor para meus irmãos e essa certeza mesmo no silêncio." (Ângela Leandro - Convidada)
Agradecemos ao Bom Deus e a Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo, com São José e os santos e doutores do Carmelo, pelo êxito desta obra, restando-nos dizer como Elisabete da Trindade: "Quão bela é a criatura assim despojada, libertada de si própria! [...] Ela sobe, eleva-se acima dos sentidos, da natureza; ultrapassa-se a si mesma; domina toda alegria e toda tristeza, e tudo transpõe para só descansar quando tiver penetrado no interior d'Aquele que ela ama". (Elisabete da Trindade)
Por: Estela Márcia da Paz
Formadora
Grupo São José, Petrópolis - RJ.